Conecte-se conosco

Cadernos

Mezaninos agregam diferencial

06/09/2019 - 13h44min

Comumente encontrados em lofts, ambientes corporativos e de comércio, os mezaninos também vêm ganhando espaço em diversas residências. A solução é proposta por arquitetos como forma de agregar um diferencial à propriedade do cliente.
“Mezanino é normalmente um andar intermediário ou um andar/piso introduzido numa edificação com o pé direito mais alto, pode ser construído em concreto armado madeira e em estrutura metálica”, diz a arquiteta Bruna Schallenberger.

Segundo ela, ele é bastante utilizado quando o pé direito do ambiente é muito alto. Observa que quando o mezanino for planejado já no projeto, e não for algo após a obra concluída, se torna mais em conta, se for executado após a obra pronta acaba se tornando mais caro, pois tem toda a questão estrutural que deve ser levado em consideração. Isso tudo gera custos a mais. “Para ser mezanino o pé direito da obra deve ser mais alto sempre. E o material varia conforme a obra em si”, explica.

Os benefícios são estéticos e funcionais. Por essa razão, valorizam o imóvel e, ao mesmo tempo, proporcionam um local de moradia bonito e confortável. O acesso a esse espaço adicional costuma ser feito por uma escada exclusiva a ele ou comum aos demais andares da edificação.

Apelo estético

Os profissionais da área da arquitetura já estão familiarizados com o conceito de mezanino. A origem da palavra explica bem o significado, pois vem do italiano “mezzanino”, que remete a “mezzo”, ou seja “meio”. Trata-se de um elemento arquitetônico capaz de criar belos efeitos visuais e de agregar novas funções ao espaço construído. Por isso, sempre que tiver a oportunidade, é interessante que você aproveite o potencial desse ambiente em seus projetos.

A solução é bastante interessante para casas pequenas e chama a atenção de quem gostaria de ter um cômodo adicional no próprio lar. Em um mezanino, é possível abrigar um escritório, um ateliê, uma sala de cinema e até mesmo um quarto. Essa escolha vai depender das necessidades dos moradores.

Espaços mais integrados

O mezanino, por si só, já é um elemento bastante moderno e arrojado. Se for trabalhado de acordo com o estilo da residência, consegue valorizar ainda mais os ambientes internos. Quem observa tem a impressão de que se trata de um imóvel com senso estético apurado.

O olhar do arquiteto é muito importante no momento de incorporar a estrutura ao ambiente. Linguagem, design, materiais e outros aspectos precisam estar em equilíbrio para a obtenção de um bom resultado.

Uma casa com mezanino tende a apresentar espaços mais integrados e harmônicos. Isso porque o pavimento intermediário muitas vezes atua com um elo que conecta cômodos localizados em diferentes níveis.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.