Conecte-se conosco

Cadernos

Novembro tem Black Friday

09/10/2019 - 13h33min

A cada final de ano mais pessoas aproveitam os descontos da Black Friday para comprar mais barato. Em todo o comércio os anúncios chamam atenção para os descontos especiais da época.

A campanha é uma data importada do comércio dos Estados Unidos, que realiza grandes promoções na sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças. No Brasil, o fator propulsor para a Black Friday é outro: o 13º salário que é pago em duas parcelas: a primeira no último dia útil de novembro e a segunda, até 20 de dezembro.

Para aproveitar bem essa data e ter a certeza de estar fazendo um bom negócio,é importante pensar nas reais necessidades e pesquisar. Pesquisar muito os preços e a qualidade dos produtos. Também é sempre válido ficar atento aos melhores horários para comprar sem problemas e, claro, aos artigos que costumam apresentar promoções legais nesse período.

Segundo Eliége Gerhardt, crediarista das lojas Benoit de Ivoti, a data representa um incentivo de venda para o comércio e promoções especiais preparadas para os clientes. “Começa em novembro, geralmente na última semana do mês, na sexta-feira e no sábado”, aponta. Eletrônicos (celulares) e eletrodomésticos são os produtos com mais saída.

TEMPO DE PROMOÇÕES

O consumidor vê aquele anúncio com desconto e pensa “será mesmo que está mais barato?”. Bem, se você já estiver pesquisando há mais tempo, vai saber rapidinho se aquele preço é realmente mais baixo do que o visto no período anterior à Black Friday. E, se for mesmo, pode comprar sem medo! Caso você não tenha tirado um tempo antes da Black Friday para acompanhar os preços, ou dê de cara com alguma coisa que não tinha pensado em comprar, mas quer aproveitar as ofertas, vale pensar muito bem antes de comprar, pra não ficar endividado. “É a melhor época para aproveitar as promoções”, diz Eliége.

UM INCENTIVO PARA O COMÉRCIO

A gerente das Lojas Colombo de Ivoti, Rayana Santos, destaca que a Black Friday para o comércio é uma das datas mais importantes do ano. “Fica atrás somente do Natal e Dia das Mães. Sempre temos um grande volume de venda nesta data”, cita. Para tirar proveito das promoções, diz que orienta os clientes a virem na loja assim que começa a Black Friday, para aproveitar as ofertas e não correr o risco de ficar sem o produto desejado.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.