Conecte-se conosco

Cadernos

“Poder público engajado nas questões da comunidade”

07/05/2019 - 16h10min

“Picada Café continua bem. Sem falsa modéstia, nosso município, assim como vários da região, é um pequeno paraíso. Temos uma qualidade de vida de referência. Aliás, quando são feitos estudos sobre qualidade de vida Picada Café ela sempre figura entre as melhores do Brasil.” A afirmação é do prefeito Daniel Rückert. Segundo ele, a qualidade de vida local é a característica mais significativa local. “Isso é fruto de um poder público que se engaja nas questões da sua população, independente do tamanho que forem, e claro, da própria comunidade, trabalhadora e unida em prol de todos”, complementa. Confirma a entrevista com o chefe do Executivo de Picada Café:

O Diário: O que o senhor destacaria a respeito da economia local? Vem crescendo?

Prefeito: Assim como o restante do Brasil, nós também sofremos impactos com a recessão. As empresas tiveram que reduzir o tamanho de sua produção. Mas, por outro lado, estamos buscando com investimentos em outras áreas, como a agricultura, diferenciar a nossa economia. Investimos na construção de diversos aviários. Esse retorno em impostos teremos em dois, três anos. O turismo é outra área em que temos tido investimentos do setor privado. Cabe a nós conseguir mais atrativos e atrações para trazer o visitante. Ampliar o número de eventos é um dos focos. Então, nessa diversificação que vamos trazer ainda mais solidez a nossa economia.

O Diário: E quais projetos para este ano?

Prefeito: Mesmo sendo repetitivo, mas face às questões econômicas, que impactaram na nossa arrecadação também, a principal meta é manter todos os serviços à população, seja na saúde, na educação, no serviço de máquinas, entre outros. Mas temos planos para investir na pavimentação. Esse é um investimento caro, mas que traz muitos benefícios para moradores e para a própria Municipalidade. Conseguimos alguns recursos através de emendas parlamentares e em parceria com a comunidade vamos avançar nessas demandas, especialmente em ruas da região central e bairros. Está previsto também a ampliação do pavilhão de eventos do Parque Jorge Kuhn, o que nos trará economia durante os eventos no aluguel de infraestrutura. Ainda esse mês queremos inaugurar a pista de skate em Joaneta, uma importante conquista para nossa juventude. Estamos auxiliando o Consepro para viabilizar a instalação das câmeras de videomonitoramento. Continuamos a investir em novas redes de fibra ótica onde ainda não há cobertura de internet. São ações pontuais que fazem e farão a diferença.

O Diário: Como está a relação com o Legislativo?

Prefeito: É uma relação aberta e transparente. Entendemos o papel da Câmara de Vereadores, especialmente o de cobrar e de fiscalizar nossas ações. A crítica construtiva nos ajuda a fazer mais e melhor. Independente do lado político de cada vereador, acima de tudo está a sua vontade de ajudar Picada Café a crescer. Aliás, sempre falamos que quaisquer intermediações que os vereadores conseguirem fazer para trazer recursos, independente de partido, terão apoio meu e do Luciano, da Administração Municipal.

O Diário: E na questão da prospecção de recursos, alguma conquista importante?

Prefeito: Com a dificuldade financeira que o Estado enfrenta, nossos olhos se voltam à capital federal. Em recente viagem a Brasília prospectamos mais de R$ 1 milhão em recursos. São recursos extra orçamentários que vêm para dar um incremento em investimentos em agricultura, turismo e estrutura. Vários deputados nos sinalizaram com emendas. Só temos a agradecer! Mesmo que seja um pouco morosa a chegada dos recursos, é esse dinheiro que faz com que tenhamos um fôlego para investir.

O Diário: Em saúde e educação, o que o senhor salienta em termos de realizações/melhorias? Como o município está dotado de infraestrutura nestes setores?

Prefeito: Saúde e educação são os setores que mais recebem recursos do nosso orçamento. E é justo! Nossa comunidade merece serviços de saúde de qualidade. Aliás, por 24 horas, sete dias por semana. Na saúde investimos em compra de cirurgias eletivas para tirar as pessoas da fila do SUS. Exames preventivos são uma outra prioridade. Consultas com especialistas também. E na medida do possível buscamos um atendimento fraterno, acolhedor e fazemos todos os esforços para que quem estiver com problema de saúde o tenha resolvido o mais breve possível. E na educação temos o desafio de manter os excelentes níveis de ensino que a rede municipal tem atingido. A educação é sempre prioridade. Nossas escolas têm uma excelente estrutura. A mencionar o grande apoio que a comunidade e os Círculos de Pais e Mestres dão. É uma parceria escola com toda comunidade escolar que dá certo. Nossos professores têm um suporte pedagógico contínuo. Aliás, professores e funcionários preparados para esse mundo novo que vivemos têm tido nossa atenção contínua. Temos a intenção de esse ano inaugurar a nova escola no Bairro Esperança para termos um novo espaço de atendimento.

O Diário: No Turismo, alguma ação para estimular o setor?

Prefeito: Queremos aproveitar mais o Parque Jorge Kuhn. E a criação de mais eventos é um dos objetivos. Teremos agora em junho a primeira Feira de Artesanatos e em julho a Feira de Fabricantes. O turismo é uma maneira de fazer girar a economia. As pessoas consomem não só no parque, mas também em outros comércios e serviços. E essas empresas acabam se valendo de outros serviços para manterem os seus funcionando. Geramos empregos também. Passa por aqui uma das rodovias de maior fluxo do país, a BR-116, e precisamos continuamente gerar atrações para que esse viajante também nos visite e aqui deixe suas economias.

O Diário: Como será celebrado o aniversário do município?

Prefeito: Como já é tradicional, o fazemos na Kaffeeschneis´Fest, no próximo final de semana. 27 anos de Picada Café, 27 anos de Kaffeeschneis´Fest. E queremos todos no Parque Jorge Kuhn. O ingresso e o estacionamento são gratuitos. Lá estaremos com nossa equipe e as soberanas para receber a todos com muito carinho.

O Diário: Na agricultura, o que mais tem se evidenciado? Se sobressaído? Algum avanço a destacar?

Prefeito: No nosso primeiro ano de mandato criamos a Feira do Produtor, com vendas direto de quem produz ao consumidor. Temos vários programas em andamento que temos aperfeiçoado para que sejam mais efetivos. Importante a destacar a parceria com a Emater/Ascar, que permite que o produtor rural tenha subsídio técnico. E, como já mencionamos, a avicultura tem crescido. O Município é parceiro na preparação dos terrenos para a construção dos aviários. Logo ali à frente teremos bons resultados.

O Diário: O sr. tem entre os objetivos a realização de alguma grande obra para o município a ser implementada até o final do mandato?

Prefeito: Cada prefeito quer deixar seu legado para as próximas gerações, logicamente. E dentro dessa ideia queríamos lançar ao menos a construção do Centro Administrativo próprio. Um sonho! Não sei se será possível tirar do papel essa vontade. Acredito que nos tempos que vivemos atualmente precisamos nos preocupar primeiramente em manter o que temos e principalmente, pensar naquilo que a comunidade mais precisa. Nessa balança o coração do prefeito Daniel sempre vai balançar para as demandas das nossas pessoas. E ver nosso povo feliz, orgulhoso de sua cidade, é o que de fato vale.

O Diário: Quer deixar alguma mensagem à comunidade?

Prefeito:
Agradecer! À minha equipe da Prefeitura, ao vice-prefeito Luciano Klein, secretários, assessores e demais funcionários por todo esforço que fazem diariamente por Picada Café. Agradecer às entidades que são parceiras. Unidos somos mais fortes. Agradecer aos empresários, aos trabalhadores de todas as áreas e aqueles que acreditam em Picada Café. Agradecer ainda a todos que de uma forma e outra ajudam a engrandecer esse Município. Estamos todos de parabéns! Viva Picada Café!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.