Conecte-se conosco

Cadernos

Aniversário Lindolfo Collor: Potencial para o desenvolvimento

23/03/2018 - 10h19min

Atualizada em 10/04/2018 - 13h44min

Aos poucos a fotografia da cidade vai se transformando. Casas e empresas que não estavam naquela determinada área hoje transformam a paisagem. Vestígios de crescimento, novos comércios vão se instalando, ampliando a oferta de produtos à comunidade. Ruas de chão batido ganham nova roupagem, algumas com pavimentos com bloquetos de concreto, outras com asfalto, encurtando distâncias e facilitando o acesso.

Lindolfo Collor vai se transformando com o tempo. A antiga Picada Capivara era tipicamente alemã, por isso a história dessa cidade se insere no contexto de toda colonização alemã no Rio Grande do Sul. Poucas casas no estilo enxaimel , a maioria sem manutenção, permanecem nos imóveis, atraindo atenção de quem sabe seu valor cultural e sua riqueza arquitetônica.

Não é por acaso que Lindolfo Collor é reconhecida como a Capital Nacional dos Tapetes de Couro. O setor está muito bem representado, com empresas fortes, de couro, peles, produção de calçados, estofados e tapetes, gerando emprego e renda e levando o nome da cidade para todos os cantos do mundo, onde a produção de tapetes local é comercializada. Referência no município, a indústria coureiro calçadista é forte e emprega a maioria da mão de obra em Lindolfo Collor, onde também se sobressai a agricultura e o comércio é diversificado, embora haja espaço para novos segmentos.

O setor primário se baseia na agricultura familiar, com a produção de hortifrutigranjeiros, fruticultura e gado leiteiro e de corte. Há também a produção de carvão, o que torna o local bastante peculiar, com os tradicionais fornos expelido fumaça em diferentes localidades. Tudo o que é produzido no município abastece mercados da região e Ceasa. A riqueza de Lindolfo Collor é revelada por sua gente, ordeira e trabalhadora, que não mede esforços para ver a cidade crescer.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.