Conecte-se conosco

Cadernos

Rota Romântica: Sabores marcantes na gastronomia de Morro Reuter

14/03/2018 - 15h16min

Atualizada em 10/04/2018 - 13h25min

Além das paisagens belíssimas Morro Reuter oferece também uma rica gastronomia, que conquista não só os moradores como os turistas que passam pelo acolhedor município. E as opções são das mais variadas: desde restaurantes tradicionais, alguns com mais de 30 anos oferecendo comida caseira e típica alemã, preparadas em panelas de ferro e fogão a lenha.

Ha casas que oferecem cardápio típico em amplo e acolhedor local, apropriado para passar o dia.
Os cafés, com o delicioso strudel, também são atrações na cidade, onde não faltam boas pizzas e, claro, os tradicionais cafés coloniais. “Temos muitas ótimas opções gastronômicas em Morro Reuter, e para todos os gostos, sendo que um dos diferenciais é a comida típica alemã servida na mesa”, destaca a secretária de Turismo, Agricultura, Indústria, Comércio e Desporto, Elaine Heylmann Capeletti.

Tradições preservadas

Opções de boa comida é o que não falta em Morro Reuter. Na localidade de Fazenda Padre Eterno, o Café na Fazenda é servido em um salão construído em 1912 e totalmente restaurado, preservando suas características e remetendo à atmosfera colonial. Conta com uma extensa área de mata preservada, incluindo cachoeira e riacho, para que os clientes possam desfrutar de ótimos momentos em meio à natureza.

Gosto da colônia

Na localidade de Walachay em Morro Reuter o autêntico café colonial, na casa que tem o mesmo nome da localidade, já conquistou os mais exigentes paladares. E não é para menos. Todos os quitutes são preparados pelas proprietárias, que utilizam ingredientes da comunidade local, manteiga, leite, kaschmier, lingüiça, mel, melado, entre outros, resgatam receitas simples, preparadas como por nossas avós, mantendo o máximo da originalidade das receitas. Ambiente aconchegante e climatizado.

Pizzas , massas, bifes …

Uma boa opção para curtir com os amigos e a família, no bairro Planalto, a Klein Pizzaria é referência quando o assunto é comer bem. Além de deliciosas pizzas e um ambiente climatizado e aconchegante, conta em seu rodízio com bifes, fritas, massas e saladas, tudo para deixar sua noite mais agradável.

Sopas e pratos feitos no fogão a lenha

A chegada do frio nos remete a delícias como visitar lugares aconchegantes, saborear boa bebida e,
principalmente, provar pratos como sopas, dos mais variados sabores, para aquecer o corpo e o coração. É assim no tradicional restaurante de Morro Reuter, o Klaus Haus onde a temporada de sopas está a todo vapor, se estendendo enquanto estiver frio. A casa é conhecida pelo típico sabor da comida feita em casa, é parada obrigatório para quem trafega nos caminhos da Rota Romântica.
São10 variedades de sopas, acompanhadas de pães, polenta frita na mesa, queijo ralado, temperos e ovo picado. Para finalizar, a casa oferece uma maravilhosa mesa de sobremesas, com 40 variedades. O Restaurante Klaus Haus também serve buffet de comida caseira, mas o famoso buffet de sopas, é um atrativo
exclusivo das noites frias de sextas e sábados, nos meses de inverno. Os 10 tipos de sopas são servidas em panelas esmaltadas, aquecidas no fogão a lenha, instalado no restaurante: Klaus Haus, feijão branco, glösse, capeletti, creme de aipim, minestrone, creme de ervilha, göulach, mondongo e sopa de leite que pode ser com sal ou açúcar, côco ralado e canela, ficando a escolha do cliente. O Restaurante Klaus Haus fica à margem da rodovia BR-116, no KM 216, n°1445, no Centro de Morro Reuter próximo ao trevo de acesso à cidade.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.