Conecte-se conosco

Cadernos

Rota Romântica: Trabalho focado em fazer um roteiro cada vez melhor

14/03/2018 - 14h33min

Atualizada em 09/04/2018 - 17h58min

Trabalho focado em fazer um roteiro cada vez melhor

Quando as folhas de plátanos começam a cair, deixando ainda mais encantadora a paisagem da Rota Romântica, anunciam o período de baixas temperaturas, alta temporada na Rota Romântica. Nesta época é registrado o maior número de visitantes à região onde estão inseridos os 14 municípios do roteiro mais charmoso do Sul dos pais. Mas, para que tudo esteja perfeito e não decepcione os turistas, e, ainda, para que cumpra o papel de fomentar a economia da região por meio do turismo, a Associação da Rota Romântica trabalha muito, durante o ano todo, sempre pensando em novidades e melhorias.

Pelos caminhos da Rota Romântica

Segundo o presidente da Associação Rota Romântica, Claudio Weber, a cada ano tem aumentado a procura do turista pelas localidades do interior, para a prática de atividade que promovam melhor qualidade de vida. Para atender esse público que não para de crescer, formado por pessoas que procuram se movimentar, seja de bicicleta, em caminhadas ou atividades off-road, a Associação está desenvolvendo o projeto Pelos caminhos da Rota Romântica. A proposta visa o mapeamento de rotas alternativas pelo interior dos municípios que compõem a Rota Romântica, a fim de promover caminhadas, passeios ciclístico, motorizados e outras modalidades esportivas.
“A ideia é aproximar os municípios e viabilizar uma rota alternativa, como um novo produto turístico a ser usado pelos municípios que hoje já incentivam a prática de caminhadas e outras atividades junto ao meio rural. Queremos ampliar e sinalizar isso tudo, para que os municípios possam explorar”, diz o presidente. A proposta, segundo ele, é muito boa e teve excelente aceitação, mas não está ainda definida. “Embora se tenha pressa para que o roteiro realmente se defina, para fomentar o turismo, é um projeto que precisa ser bem elaborado, cabendo aos municípios criarem atrativos que despertem o interesse dos turistas”, complementa. Claudio Weber diz que o roteiro no interior está em fase de prospecção, com reuniões com os municípios, para que cada um apresente a sua proposta. ” É um projeto ousado, que já iniciou há alguns anos, mas que vai demorar um pouco ainda para se concretizar plenamente” , aponta.

Região Cervejeira

Uma outra ação que vem sendo prospectada pela Associação é a criação do Roteiro das Cervejarias Artesanais, para fomentar e incentivar a criação da Região Cervejeira, bem como a valorização da gastronomia alemã nos municípios que compõem a Rota Romântica. Esta iniciativa tem como base o crescimento expressivo no número de empresas voltadas à produção de cerveja artesanal na região. “Temos espalhadas pela Rota várias cervejarias”, observa Cláudio que vê nesse contexto a possibilidade de prospectar a Rota a nível nacional.

Uma rota para todos

Dar continuidade ao projeto Rota Romântica, um roteiro para todos, lançado no ano passado, promovendo a acessibilidade e inclusão nas 14 cidades que compõem a Associação é outra iniciativa em andamento. Para isso, a Associação lançou programa específico com objetivo de desenvolver o turismo acessível, através da acessibilidade, iniciando um processo gradual e contínuo de eliminação das barreiras arquitetônicas, atitudinais e de comunicação no Trade de Turismo da Rota Romântica.
O primeiro passo da iniciativa começou com a inauguração, na Torre de Informações, do mapa tátil da rota, em braile, em português. Além disso, a empresa de arquitetura Igualla, que é parceira do projeto, doou uma rampa móvel, que será usada na entrada da torre.
A exemplo dessa ação, a Associação, já ha alguns anos, incentiva o uso de energias sustentáveis, o que continua fazendo parte da discussão cotidiana na sociedade. Continuar incentivando o uso de produtos ecologicamente correto, trabalhar essa consciência ecológica e do ambientalmente correto integra os objetivos da Associação. “A rota vai continuar fomentando o uso de energias renováveis, assim como incentivar a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais”, complementa o presidente.
Para ele, a Rota tem a obrigação de ter um olhar sobre estas pessoas por isso incentivamos os municípios a aderirem a essa campanha, fazendo rampas, facilitando o acesso, tanto em lugares públicos como privados fazendo com que as pessoas tenham acessibilidade em qualquer lugar, praça,, banheiros, locais turísticos.


Cidade irmandada

Claudio Weber fala da constante troca de informações com a Rota Romântica Alemã, Romantische Strasse, promovendo intercâmbio a fim de preservar e fortalecer a cultura alemã em nossa região, além de consolidar novas irmandades com cidades alemãs. Ele aponta a organização de uma visita técnica à Alemanha, possivelmente no ano que vem, e anuncia a presença de comitiva da cidade co-irmã de Ivoti, durante as comemorações do aniversário do município.

Dentro desse espírito de parceria entre as duas rotas, DAER e Denit, a Associação está atenta a limpeza, continuação do plantio de liquidâmbar e aponta a necessidade da troca da sinalização turística. “Cuidados com a rodovia são fundamentais”, aponta. Graças a esses cuidados, a Rota tem sido um roteiro cada vez mais procurado e os municípios que a integram, cada vez mais prestigiados por visitantes que só lembram desse roteiro, belas imagens e boas recordações.

Claudio Weber, presidente da Associação Rota Romântica

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.