Cada vez mais as pedras estão presentes na decoração da casa, seja em mesas, bancadas, aparadores ou onde mais a criatividade permitir. “O uso de pedras naturais tem sido intensificado nos projetos ao longo dos últimos anos”, diz Michel Segalotto, acadêmico de arquitetura da Unisinos e funcionário da Marmoraria Basaltus, na área de vendas. Um dos fatores que levam a isso, segundo ele, é a beleza natural e única das pedras em seus mais variados tipos. “A procura por projetos exclusivos faz com que os materiais exóticos e únicos sejam a sensação do mercado”, observa.

De acordo com Segalotto, as pedras têm como utilidade mais relevante a aplicação em bancadas de cozinha e banheiro. Outro ponto de destaque são os revestimentos em escadas, que trazem grande destaque ao empreendimento. Entre os tipos mais usados e de maior saída na loja, ele destaca os quartzitos naturais. “São os materiais do momento, por serem exóticos, trazem singularidade a cada ambiente”, aponta.

Cada tipo de pedra tem uma finalidade mais apropriada. A qualidade e resistência do Granito, por exemplo, fazem com que estes sejam utilizados em bancadas de cozinha e espaço gourmet. O Mármore embeleza os variados estilos de banheiros e lareiras; enquanto o Basalto, pela tradição na utilização no que se diz a resistência, principalmente no estado do RS, faz com que esse material seja utilizado em ambientes externos. Já os Quartzitos naturais, por serem utilizados em qualquer ambiente, ganha destaque no mercado nacional.