(Foto: June Kruger)

Ivoti
Os 2.453 alunos das EMEF’s de Ivoti retornam às aulas no dia 14 de fevereiro e os 898 alunos da Educação Infantil voltam no dia 11 de fevereiro. O recesso escolar de julho está marcado para o período de 16 a 26. Ha no município 279 professores, incluindo EMEI’s e EMEF’s.

* Esses dados se referem aos números consolidados de dezembro de 2018. Os dados de 2019 serão contabilizados na primeira semana de fevereiro.

** O número de alunos das EMEI’s deve considerar atendimento em turno integral, bem como as escolas do campo e a Guilhermina, que atendem em três turnos semanais no contraturno.
Número de EMEF’s: 10 e EMEI’s: 4.

Dois Irmãos
Em Dois Irmãos as aulas recomeçaram no dia 6 de fevereiro para as EMEIs e reiniciam no dia 18 de fevereiro para as EMEFs quando devem voltar para as escolas aproximadamente 370 profissionais da educação e 3.500 alunos, de acordo com a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Denise Maria Maldaner. No município são 9 EMEFS e três EMEIs, mais o Centro Integrado de Educação Complementar das Escolas Municipais de Dois Irmãos – Projeto Global, que atende os alunos no contraturno escolar. As férias de inverno ocorrerão de 22 de julho a 5 de agosto.

Lindolfo Collor
Aproximadamente 133 professores e 986 alunos retornam às aulas em fevereiro no município onde a abertura do ano letivo está marcada para o doa 13 de fevereiro. O retorno das crianças nas EMEIS ocorre hoje, dia 8 de fevereiro e o início das aulas nas EMEFs está marcado para o dia 18 de fevereiro. O término do primeiro semestre para a Educação Infantil é no dia 28 de junho e o recesso nas EMEFs acontece de 29 de julho até 2 de agosto, sendo que no dia 5 os alunos devem retornar às EMEFs. As aulas devem prosseguir até os dias 18 e 19 de dezembro nas EMEFs e EMEIs, respectivamente.

Picada Café
O início do ano letivo nas duas EMEFs e nas duas EMEIs do município ocorre no dia 18 de fevereiro e seguem até dia 17 de dezembro nas EMEFs e 18 de dezembro nas EMEIS. O recesso escolar de inverno para todas as escolas está marcado para o período de 15 a 30 de julho, reiniciando as aulas no dia 31 de julho. Há 84 profissionais da Educação, atendendo as quatro escolas em tempo integral (professores, monitores, atendentes e ciees). Ha aproximadamente 595 alunos matriculados, sendo 425 no ensino fundamental e 170 na educação infantil. Na parceria com a Fundação Assistencial de Picada Café, que atende crianças de quatro meses a três anos e 11 meses há aproximadamente 100 crianças.

Linha Nova
A secretária Municipal de Educação e Cultura de Linha Nova, Marli Elaine Schmitt cita que na EME do município as aulas reiniciaram no dia 30 de janeiro. Ja nas EMEFs o retorno acontece no dia 20 de fevereiro. O período de férias de inverno ocorre de 15 a 31 de julho. Há um total de 25 professores, 53 alunos na EMEI e 75 na EMEFTI – Escola de Ensino Fundamental de Tempo Integral 20 de Março. As atividades incluem música, dança, língua alemã e educação física/motricidade na educação infantil. O município conta ainda com uma escola estadual, que atende do 6º ano do fundamental ao ensino médio.

Morro Reuter
Desde o dia 28 de janeiro as escolas de Educação Infantil voltaram a atender as crianças, durante o período de férias. Mas a volta às aulas geral, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, será dia 20 de fevereiro, nas seis escolas da rede, que atendem 503 estudantes. Há em Morro Reuter 61 profissionais da educação para atender a demanda. O recesso escolar vai de 22 de julho a 4 de agosto.

Santa Maria do Herval
Está marcado par ao dia 20 de fevereiro o início do ano letivo nas quatro EMEFs e três EMEIs e nas duas escolas estaduais do município: a Cônego Afonso Scherer e a Dr. Alberto Schweitzer. Santa Maria do Herval conta com 61 professores na rede municipal e em torno de 600 alunos. O ano letivo segue até 11 de dezembro e as férias de inverno ocorrem de 22 de julho até 2 de agosto.

Estância Velha
Os cerca de sete mil alunos e cerca de 450 professores do município voltam às aulas no dia 13 de fevereiro, nas EMEFs e nas EMEIs no ano letivo que segue até 17 de dezembro. As férias de inverno ocorrem de 15 a 26 de julho. Estância Velha conta com 26 escolas municipais.

Presidente Lucena
Recomeçam no dia 20 de fevereiro as aulas para a Educação Infantil e as EMEFs do município e seguem até o recesso de inverno, de 22 de julho a 2 de agosto. Presidente Lucena conta com quatro EMEFs e uma EMEI e cerca de 38 professores. Na Educação Infantil são 130 crianças e cerca de 245 estudantes no Ensino Fundamental.

São José do Hortêncio
Em torno de 80 professores atendem os cerca de 600 alunos na rede municipal, cujas EMEFs retornam às aulas no dia 20 de fevereiro e as EMEIs já voltaram no dia 29 de janeiro. Ha no município em torno de 80 professores, três Escolas Municipais de Ensino Fundamental, uma EMEI, uma Escola de Contraturno e uma Escola Estadual.