Conecte-se conosco

Colunistas

Estância Velha

02/03/2018 - 08h59min

Atualizada em 14/03/2018 - 13h58min

MUDANÇA I

Os rumores ganhavam cada vez mais força e a tendência foi confirmada ontem pela prefeita Ivete. Ana Paula Macedo pediu exoneração do cargo de secretária de Saúde e se dedicará ao Conselho de Secretarias de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS). A ex-titular da pasta na Capital Nacional do Couro ocupou diversas funções em nível estadual, como a responsabilidade de chefiar a 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Além disso, foi secretária de Saúde nos municípios de Dois Irmãos e Esteio, trabalhou na cidade ainda na administração Waldir Dilkin, como diretora do Hospital Municipal Getúlio Vargas. Ivete assegurou que Ana Paula participará do período de transição, ou seja, na passagem de bastão para quem for substituí-la.
O fato é que, há vários dias, o assunto ganhava corpo nos bastidores políticos da cidade. Semana passada, ao que tudo indica, a decisão já estava tomada e apenas foi dado tempo à Prefeitura para que iniciasse a procura de um nome para chefiar a área. Saúde é uma das pastas mais indigestas para gerir dentro de uma administração pública. É tarefa duríssima.

MUDANÇA II

Ana Paula fez parte de momentos emblemáticos ao longo dos 15 meses que esteve no município ocupando a função de secretária. Entre eles, o aumento da cota de exames laboratoriais aos estancienses, a eliminação das filas em frente aos postos de saúde para agendamento e marcação dos mesmos. Além, claro, da municipalização do Hospital Getúlio Vargas (HMGV) após a batalha judicial com o Instituto Saúde Educação e Vida (Isev).

POSIÇÃO FIRMADA

O presidente da Câmara de Vereadores, Valdeci de Vargas (Django-MDB), não quer saber de defender o governo na tribuna. Até quebrando um pouco o ritual tradicional, em todas as sessões, ele tem ido à tribuna. Críticas e contestações a algumas decisões têm feito parte de sua pauta constantemente. Em tese, ele seria peça chave para a Prefeitura na Casa. A sua principal reclamação é em relação aos pedidos não atendidos.

JOGOS COMUNITÁRIOS

As partidas dos Jogos Comunitários deixam os sábados e, a partir deste fim de semana, passam a ocorrer aos domingos. Vale a dica aos torcedores que costumam frequentar os estádios e gramados da cidade. No dia 4, por exemplo, os confrontos ocorrerão na Associação de Moradores do Rincão Gaúcho e na Sociedade Esportiva Chimarrão. A segunda fase entra, exatamente, na metade dos confrontos e quem venceu na abertura desta etapa precisa confirmar o resultado, ou seja, alcançar mais três pontos. Assim, praticamente, só cumprirá tabela na última rodada. Por sua vez, quem tropeçou, obrigatoriamente, precisa pontuar para chegar na semifinal. Os confrontos prometem e começam a partir das 14 horas.