Coluna Morro Reuter
Morro Reuter – 30/12/2025
Coluna
Morro Reuter – 30/12/2025
Mauri Marcelo ToniDandel
RÁPIDAS DE FIM DE ANO
-Nesta época do ano parece que a cidade está mais vazia, muita gente na praia e outro tanto viajou para rever familiares no interior. Mas, a sensação de estar vazia se deve, em muito, pelas férias da criançada e escolas fechadas.
-Feliz ou infelizmente, hoje em dia não é mais como há 20 anos, em que metade da cidade ia para Tramandaí e o Morro parecia vazio. Nos anos atuais, a vida segue normalmente por aqui.
– Faz tempo que não escrevo a Picantes do Morro, então, aproveitamos a reta final do ano para ter uma prosa com nossos leitores de Reutersberg. E como o jornal impresso do Diário volta só no dia 5, hoje vamos fazer uma coluninha diferente, só com “tuitadas” (comentários curtos).
– Quais serão os primeiros eventos e promoções do ano aqui no Morro Reuter? É o Kerb do Franckenthal ou da Fazenda?
-Por falar em baile, quando será o baile da moto da Walachai? E qual será a banda? É… já tem gente perguntando do Planeta Walachai.
– Por falar em Kerb, dias atrás falei com alguns leitores de São José do Herval e a gente estava comentando sobre a Igreja de Pedra da comunidade. Parece que foi ontem que foi celebrado o centenário da construção, mas lá se vão dois anos.
-Ao final do post desta coluna, vamos colocar uma galeria de imagens antigas desta que é uma das igrejas mais antigas da região. E se você nos lê de outras comunidades ou cidades, e tiver foto da construção da sua igreja, manda para nós, que aproveitamos para postar aqui, já que a época não é de muitas notícias.
– Algumas pessoas têm reclamado sobre o atendimento ao público no escritório da Corsan. São novos tempos! Mas, pelo menos, parou aquele problema das contas de água que tínhamos há uns dois anos. Quem aí lembra!?
– E dia 4 tem o Baile da Moto da Walachai, com Brilha Som. Quantas ‘caixas’ vão vender, 200 ou 300, quem dá mais?
– O presidente da Câmara, em 2025, Daniel, deve nos conceder uma entrevista nos próximos dias para fazer um balanço dos trabalhos na Câmara. O ano de 2025 foi bem atribulado, pois de forma inédita na região, tivemos dois falecimentos de vereadores. Algo impensável! Mas, por outro lado, foi um ano de grandes avanços no trabalho legislativo e é isso que ele vai contar pra gente.
-Por falar nisso, o novo presidente será o Antenor. Enfim, ele chega à presidência, pois na gestão passada tudo indicava que ele seria o chefe do Legislativo, mas, de última hora houve uma negociação e deu 5 a 4, com Antenor ficando de fora.
– A mensagem positiva do dia: “Não basta ter ideias, é preciso fazê-las virarem realidade”.
A bela igreja de São José do Herval
Infelizmente, não se tem registro oficial de quando foram feitas estas fotos da igreja de pedra de São José do Herval (abaixo). Em relação a data de inauguração há informações desencontradas, porém, sobre a pedra fundamental há registros e foi há 100 anos (celebrados em 2024). Algumas imagens abaixo são do acervo Pedrinho Kieling.
Em duas das imagens abaixo, você vai ver fotos inéditas da antiga Igreja de São José, que não era de pedra, como a igreja centenária atual. Então, temos uma ideia de como ela era e de quantos anos teria! Que relíquia!




