Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

Raul Petry – 18/04/2022

18/04/2022 - 11h11min

Caminhada noturna e com fundo religioso

Na noite de quinta-feira santa realizamos um programa diferente. Nos dirigimos para o Santuário de Caravaggio, em Farroupilha. Lá tomamos um ônibus que nos levou até o centro de Bento Gonçalves. Dali partimos numa caminhada de retorno até o Santuário, num trajeto de 22,8 km. Sem dúvida, um programa diferente, de cunho religioso. Na ida até Farroupilha, passando por Alto Feliz, encontramos cerca de 300 peregrinos caminhando em direção ao Santuário. Dava para ver que eram todas pessoas sem conhecimento e experiência de caminhadas, porque elas estavam na margem da pista da direita, no mesmo lado do fluxo de veículos. Uma loucura: você sempre tem que caminhar no contrafluxo, para não ficar de costas para o tráfego de veículos.

Caminhamos pelos Caminhos de Pedra, uma rodovia que liga Bento Gonçalves a Farroupilha e que é um trajeto muito lindo e turístico. Pena que era de noite, mas deu para ver que tem muitas atrações. De dia a estrada é tomada por turistas. Dizem que em fins de semana não dá para andar de tanta gente. Realmente é um lugar diferente. Você vê que tem de tudo, como a Casa da Ovelha, Casa da Erva Mate, Casa do Queijo, tem casa de tudo ali, e são denominadas assim mesmo. E tudo muito rústico e que remete para o passado. No começo, a saída de Bento é dentro da cidade e tinha trechos até escuros. No entanto, quando chegamos ao interior, nossa senhora! Saímos pontualmente a uma hora da madrugada e chegamos ao Santuário às 5h11 minutos. Muitos caminhando chegando de tudo que é lado.

Foi reconfortante, você caminhar e ao mesmo tempo conhecer lugares diferentes como os Caminhos de Pedra. Não fazia nem ideia do que era e como era. Fizemos 22,8 km em 4h11min, uma média muito alta. Como era de noite não tinha muito do que parar e o jeito era andar em frente. A lua cheia abençoou a caminhada. Foi tudo de bom e valeu todo o esforço. Na verdade, para um praticante do esporte vamos assim dizer, as 4 horas dispendidas na caminhada foram gratificantes e não um esforço físico e mental. Valeu a pena!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.