Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

Vovôfit

21/09/2021 - 05h50min

Atualizada em 21/09/2021 - 07h05min

Raul Petry – [email protected]

 

Você pensa que é fácil Vovôfit fazer uma hora de exercícios por dia e manter o peso? Muitos hão de pensar que basta se exercitar que o assunto está resolvido. Não é assim. O que faz você manter o peso ideal e não engordar não é o exercício físico, e sim, fundamentalmente o que você come. O exercício físico tem muita utilidade, é necessário para manter a saúde em dia, porque você evita uma série de doenças se for regularmente na academia ou pratica outro exercício físico qualquer, como andar de bike, caminhar ou correr por aí vai. Uma coisa não exclui a outra. Musculação ou atividade aeróbica são bons para muitas coisas como eliminar massa gorda e ganhar massa magra. Mas nada tira a barriga se você não cuidar da alimentação. A atividade aeróbica é boa para o coração e diabetes, por exemplo, assim como a musculação. Portanto, não dá para você deixar de correr ou fazer uma simples caminhada. A pessoa que tem tendência a ser diabética não vai escapar de um dia vir a ter a diabetes. No entanto, enquanto se exercitar numa academia ou praticar uma atividade aeróbica regularmente, não corre risco de ser diabético, mesmo que exagere nos alimentos que favorecem o aumento da glicose no sangue.

Portanto, faça sempre as duas coisas. Não adianta se arrebentar numa academia levantando 200 kg disso ou daquilo, ou caminhar feito um desvairado, que isso terá seus benefícios, mas não na hora de subir na balança. Na hora de subir na balança, o que vale é o que você come regularmente. Pode cometer alguns exageros aqui ou ali, que não importa. Digamos de 10 em 10 dias tirar da manga da camisa o tal do Dia do Lixo e comer feito um esfomeado. Não tem problema. Você é o que você come na maior parte dos dias. Não vai ser um dia qualquer de exageros que mudarão a sua tendência a ter um corpinho saudável e atlético.

Amanhã termina uma experiência que estou fazendo ao caminhar 121 km durante 5 dias seguidos. Caminhando e comendo é a tônica. Mandei os cuidados com a alimentação às favas e comi e bebi tudo que não é recomendado. Fechei os olhos e fui em frente. Esta história conta esta semana.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.