Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

Vovôfit:

03/01/2022 - 06h05min

Atualizada em 04/01/2022 - 10h40min

Raul Petry – [email protected]

 

2021
– 408 horas de exercícios – 1.500 km percorridos

2022
– Tenho vários planos e, por enquanto, é só

Terminei o ano bem. O projeto era uma hora de exercícios por dia e, no final das contas, sobraram 43 horas. Me puxei e só no mês de dezembro fiz 280 km de caminhadas. É que no dia 5 de dezembro fiz as contas e faltavam 280 km para chegar a 1.500. Decidi que ia fazê-los e no dia 30 de dezembro, quinta-feira, cheguei no km 1.500 no mesmo local onde comecei a primeira caminhada em janeiro. Não foi fácil, mas com planejamento e determinação, tudo é possível.

2021 ficou para trás e resta encarar o ano de 2022. Só em meados de janeiro descobri que caminhar faz bem e soma horas de exercícios. Que dá pra unir o útil ao agradável, caminhar, se exercitar e descobrir belas paisagens. Ao longo dos 1.500 km vi de tudo. Ainda na terça de noite, no escuro, fui pela primeira vez mordido por um cachorro no Morro do Pedro. No entanto, tenho que agradecer a Deus por não ter me lesionado nas aventuras de alto risco que enfrentamos. Enfim, deu tudo certo e pude celebrar com espumante e alguns amigos que percorreram um ou outro trecho desta jornada comigo.

O trecho mais longo de 40,2 km foi entre Gramado e Vila Oliva, em Caxias, no dia 11 de dezembro. No entanto, percorremos vários km dentro de rios, como em Canela e no interior de Herval. Você caminha literalmente sobre pedras e muitas vezes não enxerga onde está pisando. As trilhas também foram inúmeras e o grau de dificuldade é imenso. Tem trilhas onde não há como ultrapassar os obstáculos a não ser você se agarrar em cordas ou correntes. A pior das trilhas foi no domingo, dia 26, ao conhecer o Parque das 8 Cachoeiras em São Francisco de Paula. Ao todo, foram 15 km de trilhas e algumas delas quase intransponíveis. Você tem que ter muito bom preparo físico para enfrentar todas as trilhas a fim de conhecer todas as 8 cachoeiras.

Agora estou pronto para encarar 2022. 2021 ficou para trás e deixou uma lição: nada é impossível!

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.