Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

Vovôfit

28/06/2021 - 06h05min

Atualizada em 28/06/2021 - 09h28min

* Vovôfit se programou para cumprir uma jornada. É claro que podem acontecer empecilhos no meio do caminho, como uma lesão muscular. Ou, mesmo, pedras no caminho como o tempo. Ninguém consegue prever o tempo na véspera. E nós que somos da aldeia, sabemos como é o nosso inverno. No entanto, até agora, o tempo não foi adversário à altura. Com guarda-chuva ou simplesmente enfrentando neblina, nada fez com que Vovôfit colocasse dentro das trouxas o seu projeto de cumprir uma jornada ao longo de 2021.

Sábado passado foi o primeiro do inverno propriamente dito, que começou na segunda-feira, dia 21. E fomos para a estrada. Destino: Ninho das Águias, um dos principais, talvez o principal, cartão postal de Nova Petrópolis, pelo menos em termos de atrativo natural. Choveu, fez frio, enfrentamos neblina, mas caminhamos um total de 13,5 quilômetros, cerca de 9 km no meio do mato caminhando por trilhas morro abaixo, morro acima, só de barro liso por causa do mau tempo ou de pedras e pedregulhos. Erramos uma trilha, fizemos 1,5 km a mais, chegamos de volta do Ninho das Águias depois das 6 da noite, tudo escuro, mas nada que nos abalasse. A missão estava cumprida.

O Ninho das Águias terá o seu acesso asfaltado só agora. E impressionante como um local daqueles ainda era servido de chão batido até hoje. Na Alemanha não existe chão batido, simplesmente tudo é asfaltado. Como estamos atrasados, gente! No entanto, vamos em frente. Precisamos nos alimentar de ideias, propostas, metas, para encarar o presente e o futuro. Depois de 30 anos de atraso, o asfalto chega ao Ninho das Águias. A mais deslumbrante paisagem que já avistei de um ponto qualquer.

A chuva, neblina, frio, intempéries de toda sorte, foram enfrentadas e o resultado é a explosão de endorfina que o organismo irradia depois de missão difícil cumprida. É esta a energia que nos move para a frente. Sem o regozijo do dever cumprido seríamos animais como qualquer outra espécie que vive só para se alimentar ao longo de toda a existência.

São trilhas como esta em que se passa

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.