Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

VovôFit – 22/05/2023

22/05/2023 - 07h10min

Desta vez vou escrever sobre alimentação, que é tão importante ou mais do que os exercícios físicos. Uma vida saudável depende bastante destes dois fatores. Não basta só se exercitar se você é um alcoólatra. Nem precisa ser, mas se beber de forma exagerada, qualquer bebida é ruim. Ou se você comer tudo errado e não cuidar o que comendo. Por exemplo, neste fim de semana, não me descuidei das duas caminhadas que fiz ainda aqui na cidade. Vou ver se semana que vem em diante volto para a estrada propriamente dita.

Hoje, porém, quero falar só sobre alimentação. Alimentar-se corretamente é fundamental. E é muito simples alimentar-se corretamente, comer uma comida saudável e eliminar as porcarias. A gente não precisa eliminar por inteiro. Digamos, de 7 em 7 dias, você escolhe um para te empanturrar com porcarias. Os outros 6 dias só comida saudável. O especialista em nutrição que me botou nos eixos fala em um dia em 10 e não em 6. No entanto, se você não conseguir fazer em 10, faça um “dia do lixo”, como chamam este dia maldito, quando se come porcarias a cada 10 dias.

E o que são uma comida saudável e as tais das porcarias. Por comida saudável se entende aquelas que são extraídas da natureza como nossos bisavós comiam. Qualquer tipo de carne, ovos, frutas e saladas, todas elas. Se você comer isso de meio dia e de noite, sem tomar café de manhã ou comer só frutas na parte da manhã, emagrecerá ou no mínimo manterá o peso. Imagina, você comendo carne e ovos a vontade, frutas e todas as saladas. Isso já basta para emagrecer ou no mínimo manter o peso.

O azeite é um veneno. Deve ser banha ou azeite de oliva. Jamais óleo de soja ou os sucedâneos. E as porcarias são os produtos industrializados. Você não imagina o que eles contém para terem este gostinho bom. Chocolate, por exemplo. Com teor de cacau de no mínimo 70%, você pode comer à vontade. O gosto não é bom. Para ter o gosto bom que nós conhecemos, o fabricante coloca um monte de porcaria como açúcar por exemplo. Aliás, o açúcar é o maior veneno que ingerimos. Eu eliminei o açúcar. Sal ainda vá lá, mas açúcar jamais. Portanto, caminhar, se exercitar e comer de forma saudável, é o canal.

Jovem ou velho, o negócio é se exercitar

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.