Coluna Vovôfit
Vovôfit
Resgatados do meio do mato
Raul Petry
Por esta nunca tinha passado. Já pegamos sol de rachar nas caminhadas, já pegamos frio que deixou o gorro branco de gelo, já pegamos muita chuva em trajetos onde não tinha onde se abrigar, já aconteceu de tudo. Mas nunca algo que tivesse nos obrigado a ser resgatados e levados de volta ao ponto de partida de carro. Este dia foi sábado. Participei de uma caminhada que era para ser integralmente uma trilha. Dos 10 quilômetros, 9 seriam percorridos fora de uma estrada normal e apenas 1 num trajeto regular. Estes 8 se dividiram em uns 7 numa trilha que dava passagem normal e mais ou menos 2 quilômetros em mata fechada, mas mata fechada mesmo. Alguém passou antes com facão para abrir a trilha precariamente para dar passagem aos integrantes da caminhada. Em suma, a saída foi numa pousada em 9 Colônias, interior de Nova Petrópolis e a chegada, obviamente, na mesma pousada. Iríamos em direção a Linha Araripe cruzando por um morro que separa as duas localidades.
Saíamos às 14 horas com sol e 5 minutos depois começou a chover. Pegamos uma chuva até forte, mas que deixou o mato e as trilhas lisas que nem sabão. Quatro quilômetros depois chegamos em Linha Araripe, onde fica a Sociedade da localidade e o posto de gasolina. Foram só 4 quilômetros, mas parecia que tínhamos feito muito mais. O tênis grudava na lama, em suma, foi um horror! Ali iríamos lanchar, tomar uma água e voltar para a Pousada por outro trajeto, mas pelo meio do mato, trajeto que seria de 6 km. Quando olhamos para o céu, o tempo fechou tão rápido que não tinha como concluir o percurso. Imagina, você voltar para o mato, podendo cair granizo, ter vento forte, raios e trovões e uma chuva que prenunciava ser muita.
Fomos obrigados a desistir e a solução foi voltar numa operação de resgate até a Pousada. Pela primeira vez me acontece uma coisa dessas. Nenhuma previsão do tempo para sábado de tarde dava chuva e temporal às 14 horas. Na verdade, fomos literalmente resgatados de uma situação que podemos agradecer a Deus por termos atravessado a primeira etapa do mato. Tivesse fechado o tempo, com vento, chuva e raios 15 minutos antes e estaríamos enrascados.