Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

Vovôfit: 31,5 km por entre montanhas

21/02/2022 - 06h10min

Atualizada em 22/02/2022 - 10h24min

Raul Petry – [email protected]

 

* No último sábado fizemos uma caminhada que não foi mole. A pessoa precisa estar preparada para encarar tanta subida e descida. Saímos da localidade de Joaneta e subimos até Linha Cristo Rei, que fica em Morro Reuter. Foram oito quilômetros praticamente só de subidas e algumas difíceis para encarar. A Linha Cristo Rei ainda não está bem no alto. Depois que passamos pela localidade tivemos que encarar uma segunda subida até o topo. Só paramos quando estivemos alinhados com o Morro da Antena. A gente até se assustou quando vislumbramos ao nosso lado o Morro da Antena, que fica bem no alto. Durante o lanche, com o Morro da Antena a 500 metros de nós em linha reta, fiquei pensando que saímos de Joaneta, que fica lá embaixo no vale. Naquele momento tínhamos certeza de que não iríamos mais subir nenhum metro para lugar algum porque estávamos no topo das montanhas.

Para chegar ao topo, já tínhamos passado pela localidade de Canelinha, ainda em Picada Café. Passando por Linha Cristo Rei, caminhamos até o Wallachai. Para quem conhece, saímos no Restaurante Wolf e fomos na direção do Wallachai. Depois descemos para o Rio Loch, que fica no nível do mar, alinhado com Joaneta. Portanto, havíamos subido tudo isso e já descido a mesma distância. No Rio Loch, na beira do Rio Cadeia, descansamos um pouco e lanchamos. Lá tem um bar e estrutura para acampar. Quando cruzamos o rio, saíamos de Morro Reuter e entramos em Santa Maria do Herval. Vinte dos 31,5 km tinham sido percorridos.

Às 13 horas saímos de volta para Joaneta, a última jornada de 11,5 km. Do Rio Loch até a localidade de Jammerthal foram 6 km de subidas e descidas, além de uma estrada perfeita. Quando chegamos no Jammerthal, ainda faltavam os 6 km de volta a Joaneta. Estávamos entre sete e todos “velhos” caminhantes. Ninguém reclamou do calor ou da distância. Um pouco antes de chegar em Joaneta, conhecemos a gruta, um presépio construído ao lado da estrada num matinho que tem água geladinha de vertente. A missão foi cumprida e gratificante.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.