Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

Vovôfit:

02/08/2021 - 06h00min

Atualizada em 02/08/2021 - 08h31min

Um tombo faz parte num terreno como este é normal
Raul Petry – [email protected]

 

Não importa o que, nem aonde. O que importa é lavar a alma mudando de ares. Tirar da cabeça o cotidiano da semana e colocar no seu lugar um punhado de emoções por mais prosaicas que possam parecer. No domingo levei dois tombos, mas colegas que estava junto também resvalaram numa trilha que tem o sugestivo nome de “Rolando Laranjeiras”. Ela fica entre Três Coroas e Gramado e nunca alguém de nós tinha cruzado por ela. Mas não era desconhecida da turma do pedaço porque setas indicativas falavam em trilhas no lugar. No domingo de manhã, às 8 horas lá fomos nós fazer uma caminhada cuja saída foi na localidade de Serra Grande, município de Gramado. Foram mais de 23 quilômetros de dificuldade quase máxima. Primeiro foi a trilha morro abaixo, com pedras do começo ao fim. Quando não eram pedras pequenas mas roliças, eram grandes que significavam um estorvo e tanto. Como o terreno é ladeira abaixo com pedras, o cuidado tem que ser o máximo para não resvalar e cair. Não teve jeito. Caí duas vezes. Numa delas fui flagrado pela lente atenta do nosso guia que registra tudo. Fui cair de bunda e tive sorte nas duas vezes por não ter me machucado.

Foram 6,2 km de descida rumo ao vale onde ficam as localidades de Sander e Moreira. E quando tem descida e se volta ao local da partida, as subidas têm que ser iguais. Depois veio o troco e tivemos que subir 7,2 km. Sim senhores, foram mais de 7 km sempre subindo e alguns trechos de chorar. Foram 1.000 metros acumulados aproximadamente que subimos. A caminhada começou as 8 e terminou as 14 horas. Depois retornamos para Santa Maria do Herval, onde nos esbaldamos no Restaurante Mallmann. Queimamos 2,700 calorias na caminhada e a metade recuperamos na hora.

O que importa é se exercitar, seja da maneira que for. E de preferência da forma como estou fazendo, exigindo as vezes esforço extremo do organismo, mas sendo compensado ao mesmo tempo, por momentos de pura emoção e adrenalina. A caminhada teve um detalhe que chamou a atenção. Pela primeira vez não cruzamos por ciclistas na estrada. Eles andam por tudo, mas ontem estavam desaparecidos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.