Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

Vovôfit: 7 horas de caminhada

24/05/2021 - 06h15min

Raul Petry – [email protected]

 

7 horas de caminhada

 

A semana começou com folga nas atividades físicas. Um dia de descanso é preciso. Ultimamente tenho descansado dois dias por semana, porque na sexta-feira não fiz nenhuma atividade como na segunda. Mas na terça, quarta e quinta fiz musculação de 30 minutos por dia. E me poupei para a intensa atividade que estava prevista para o fim de semana. Aqui vão algumas dicas para quem se exercita fisicamente.

ALONGAMENTO – É primordial para fazer uma boa atividade física, principalmente para diminuir o risco de uma lesão. A discussão que existe quanto ao alongamento é saber se deve ser feito antes ou depois do exercício. Não vou entrar neste mérito. Só sei que eu faço tanto antes quanto depois da atividade. É claro que antes faço alongamento pelo dobro do tempo. Vale lembrar que quase ninguém se preocupa com alongamento. A dica, no entanto, é a seguinte: faça sempre alongamento porque ele é fundamental.

CAMINHADA – Quem não quer fazer musculação, que caminhe pelo menos 30 minutos por dia. Os benefícios são inúmeros e nem é preciso enumerá-los. Participei no sábado da Caminhada das Cervejas, promovido por agência. A saída foi às 14h30min na Cervejaria Berço em Linha Nova e a chegada na Steinhaus em Picada Café. Só contei as 3h30 de caminhada. O restante do tempo foi consumido entre uma cervejada e outra. Passamos pela Qüera e a Cervejaria Origem serviu cerveja em dois pontos do trajeto. A primeira parada foi sensacional. Depois de uma subida íngreme de 300 metros lá estava o barril de cerveja esperando por nós. Bela sacada. Depois fizemos mais uma parada e, finalmente, a chegada na Steinhaus em Picada Café, que produz cerveja orgânica e onde nos esbaldamos de tanto comer e beber. Não todo mundo, é claro, mas eu, sim. Também sou filho de Deus.

FIT – Alguém dirá, mas vale misturar caminhada com bebida alcoólica e cuca, salsichão, pepino e tudo que comemos do bom e do melhor? Claro que no sábado aconteceu a exceção e não a regra. Foi a primeira vez que me enfiei no meio de um grupo de 30 pessoas de Porto Alegre que vieram se divertir. Afinal, caminhamos 12 km, que não é pouca coisa. Não é o ideal, porque quem é fit tem que fazer por onde. No entanto, quando se sai do sério, que seja praticando exercício em meio a bebida e comilança. Onde mais se faz 12 km e neste percurso se cruza por 4 cervejarias?

 

15 KM

Já no domingo, fizemos uma caminhada para expiar o sábado. Foi para descarga de consciência, para pagar os pecados do sábado. Saímos de Presidente Lucena às 8h30min e chegamos ao ponto de partida ao meio-dia. Nos dirigimos em direção a Picada Schneider, subimos para o Morro Bock em Picada Café e retornamos para o ponto original por outro caminho incluindo uma trilha. Foram 15 km bem puxados, com a subida para o Morro Bock muito difícil. Portanto, o total da semana foram 7 horas de caminhada e mais uma hora e meia de musculação.

Façam o mesmo e sejam felizes!!!

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.