Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

Vovôfit: Esporte

19/07/2021 - 06h15min

Atualizada em 19/07/2021 - 08h51min

Raul Petry – [email protected]

 

Ninguém duvida da importância do esporte na vida das pessoas. Não sei se a prática de caminhadas pode ser incluído no rol de esportes que se pratica pelo mundo afora. O que sei com toda a certeza é a necessidade das pessoas se exercitar, quer praticando esportes, quer usando de quaisquer outros meios que são recomendados na busca do bem-estar, de uma vida mais saudável. O esporte é um santo remédio. Ele liberta, tira o estresse e, ainda por cima, faz bem para a saúde. Não importa que esporte seja. Tem aqueles que não podem ser praticados por uma boa parcela da população. Um atleta, por exemplo, quando jovem, pode praticar o esporte que quiser. Ele tem vigor físico, juventude e nada faz mal para o seu organismo. Outras pessoas já precisam escolher o esporte que está do seu alcance e não qualquer um.

Vovôfit tem limitações. Ele vai na academia três vezes por semana e faz musculação. Mas nem pensar em levantar 200 kg de peso como fazem os mais jovens. Seria uma loucura, uma insanidade. Esta semana fiz 67 anos e não tenho mais o vigor de um jovem. Pode-se fazer musculação respeitando sempre o que o seu corpo ainda permite, sem passar das medidas. Outro esporte como corridas agora são coisa do passado de Vovôfit. Ele corria meias maratonas e foram 14 ao todo. Uma meia maratona são 21,2 km e o que importa é o tempo necessário para percorrer o percurso.

Problemas nos dois meniscos dos joelhos liquidaram com a minha carreira. Portanto, é preciso saber o que pode e o que não se pode mais fazer. Quase todas as pessoas têm algum tipo de esporte para praticar. Basta querer.
Caminhadas, por exemplo, podem ser classificadas como esporte? Este é um tipo de atividade que está do alcance de quase todos. Faço uma média de 23 km por fim de semana e basta para me libertar do estresse da semana ao mesmo tempo em que estou em dia com a saúde. Se um dia adoecer apesar disso, aí será coisa do destino e o futuro a ninguém pertence. No entanto, no presente, aqui e agora, faço por onde. Faça você também!

 

A gente vê de tudo: um brete montado no meio da estrada para o gado cruzar.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.