Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

Vovôfit: Um desafio de uma hora de exercícios por dia desde 1 de janeiro, será que está em dia?

09/08/2021 - 06h00min

Atualizada em 10/08/2021 - 09h50min

Raul Petry – [email protected]

 

Um desafio de uma hora de exercícios por dia desde 1 de janeiro, será que está em dia? Respondo aqui:

Passaram-se 220 dias e tenho horas sobrando. Confesso que no começo do ano cheguei a pensar que não atingiria o objetivo. É de segunda a domingo e não só nos dias úteis. E ao cabo da primeira semana me deparei com a vida nova que estava me propondo. Estava ali, cara a cara, com um desafio gigantesco e que tinha que ser levado a sério. Desde dezembro de 2020 minha vida é regrada por um binômio: metas e resultados. As metas são propostas, colocadas na mesa e aceitas por mim. E o resultado precisa ser atingido.

Refiro-me a metas pessoais, que dependem somente de mim, como baixar 10 kg ou fazer exercícios uma hora por dia. São metas pessoais, que não dependem de outro fator algum, apenas de mim. Pois bem, me assustei mas não arrepiei. Tenho meus compromissos e separar uma hora por dia não seria tarefa fácil. Mas quando decidi e aceitei o desafio, não pensei duas vezes. Custe o que custar, vou levar na ponta da faca o desafio e, se Deus quiser, chegar no dia 31 de dezembro com a promessa cumprida.

Por enquanto foram-se 220 dias, 65 horas de academia e 650 quilômetros percorridos. Na estrada foram 180 horas de caminhadas morro acima, morro abaixo, dentro do mato ou em trilhas de roça mesmo. Vale tudo, o que importa é se exercitar, descansar o corpo e a mente das agruras do dia a dia. E se a pessoa preparar a mente, colocar na cabeça o que ela quer, não vai ter empecilho para alcançar os objetivos. Nós somos guiados por nessa mente. As ordens que ele recebe, executa. Não é fácil assim, mas é assim que funciona. Ninguém chega a lugar algum se não tiver este objetivo.

O problema é quando falta tempo para cumprir uma meta. Aí que entra a escolha e esta deve ser o desafio maior. Que se dane o lazer, o futebol, o happy hour, ou qualquer coisa que se atravessar no caminho e que aparentemente seja mais prazeroso. Quando o cérebro manda dizer que é o exercício que deve vir em primeiro lugar, não tem obstáculo que resista.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.