Coluna Vovôfit

Vovôfit365 – 17/10/2022

17/10/2022 - 08h03min

Atualizada em 17/10/2022 - 08h03min

As várias maneiras de cansar

Se uma pessoa pensar em se cansar, isto pode ser feito de várias maneiras. Você pode sentir um leve cansaço que nem dá vontade de sentar-se e relaxar, bem como sentir um cansaço daqueles que te deixaram “mortinho da silva”. Qual deles você acha que te acomete se você caminhar 42,4 km, subindo 1.850 metros e descendo 2.200, andando em estradas molhadas, ensaibradas ou simplesmente cobertas de brita grossa, que é a pior para se caminhar? Acredito que qualquer um chega num bagaço. Foi o que aconteceu sábado de tarde comigo, às 16h34min. Saí do Buraco do Diabo às 8h15min da manhã de sábado e cheguei no mesmo lugar 8h19min depois. Só parei duas vezes para fazer as necessidades físicas e uma vez na Sociedade de Nova Vila para comprar duas garrafas de água mineral, o que somado não dá 5 minutos.

Desta vez levei 34 minutos mais do que da vez passada. É que relaxei mais, não pensei tanto em fazer tempo. Fui apreciando mais a paisagem, que nestes 42 km é deslumbrante e variada. Caminhando é diferente do que de carro, você curte muito mais os rios, o mato, as lavouras, as casas, as montanhas subindo e descendo, o gato pastando, os passarinhos, os cães que te ameaçam, os carros que cruzam por ti, enfim, você chega no fim da linha e de imediato nem pensa em tudo isso. O que importa é chegar e este número mágico 42, que parece as vezes inalcançável.

A primeira coisa em que você pensa ao chegar é tirar o tênis. A segunda é fazer um alongamento para distender os músculos. Depois de tomar 3 litros de água, você pensa logo em seguida naquilo: um chopp bem gelado. Depois de parar por 5 minutos, doem os pés e as pernas. Você precisa caminhar alguns passos para passar. Depois que sentar de novo e, ao levantar, volta a acontecer a mesma coisa. Essa dor nas pernas e nos pés só desaparece no outro dia. Mas tem uma outra coisa mais impressionante, porque você sofre muito ao caminhar tanto. Os últimos quilômetros não chegam nunca. Todavia, passados uma hora para já começar a pensar no próximo desafio. A dor, o sofrimento, trazem consigo a sensação de vitória e só pensa em repetir tudo. Todas as vitórias exigem sacrifícios.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário