Coluna Vovôfit

Vovôfit365 – 05/06/2023

05/06/2023 - 07h27min

Como é o final da madrugada

Estou concluindo um projeto de uns três meses em que me limitei a permanecer perto da minha casa e negócios. Como tenho a meta de 2.000 km para fazer neste ano, não podia dar mole e tratei de fazer minha parte mesmo caminhando no asfalto. Um detalhe: sem mexer nos meus programas de sábado e domingo. Por isso resolvei caminhar neste tempo das 5 as 7 da manhã, tanto no sábado quanto no domingo. Fiz sempre a mesma coisa, caminhando 13 km em cada dia. O resto faço nas noites em dias de semana. Na semana passada resolvei malhar mais e fui terça, quinta e ontem na academia. E ontem de tarde fiz mais 14 km, incluindo a subida da escadaria de 172 degraus. No total, foram 30 km só ontem, subindo 172 degraus e mais meia hora malhando. Mesmo assim, fiquei só um pouco cansado. Já hoje é o meu day-off, como os jovens chamam o dia de folga.

Muitos devem se perguntar como é o amanhecer das 5 às 7 h da manhã. No verão às 5 está claro. Agora no inverno o dia clareia lá pelas 20 pras 7. Dá para dividir este interregno de tempo em duas partes. Na primeira hora é uma solidão só, ninguém na rua e pouquíssimos carros passando. A primeira meia hora é isso. Das 5h30 as 6 horas já começam a aparecer alguns viventes. Até os coletores de materiais descartáveis começam mais tarde. O silêncio é tamanho que se escuta só o canto dos galos. Para quem não sabe, os galos começam a cantar por volta das 4 da manhã. A vida à sua volta começa a partir das 6 horas. Quando o tempo está quente como agora, aparecem caminhantes aqui e ali. No frio nem depois das 6 horas. Estou sozinho na rua e o que me salva é o fone do ouvido. Aproveito para escutar meus programas preferidos. E neste fim de semana estava na companhia da lua cheia, um espetáculo a parte.

Às 6h15min aparece o crepúsculo da manhã, os primeiros sinais de luz no horizonte. Começa, também, o alarido dos passarinhos. E às 6h45min o dia está finalmente claro. Nesta hora o movimento de carros é grande, nada parecido com a primeira hora entre 5 e 6 da manhã. Passo sempre por um relógio da Sicredi e só na última volta olho para ele. Geralmente são 6h45min da manhã e ainda faltam 2 km.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário