Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

VovôFit365 – 06/03/2023

06/03/2023 - 07h30min

Atualizada em 06/03/2023 - 07h55min

Esta coluna trata de saúde. Tínhamos combinado de fazer uma caminhada de 42 quilômetros passando por 7 municípios. A largada seria em Santa Maria do Herval e a chegada lá também. Chegaríamos de volta lá pelas 5 da tarde. No entanto, como a previsão era de 90% de probabilidade de chuva para o sábado, seria arriscado encarar uma caminhada de 42 quilômetros debaixo de água. Aí o projeto foi por água abaixo. Não dá para preconizar a saúde em primeiro lugar e se sujeitar eventualmente a caminhar longas horas na chuva. Isso é um contra senso. Tive que pensar em alternativas e o Plano B era repetir o que fiz na semana passada. Chegou sexta de noite e tive que encarar 40 km no sábado e domingo. Não tive dúvidas, fiz os 40 km em 3 etapas. Sábado de manhã cedo, domingo de manhã cedo e domingo de tarde completei os últimos 10 km.

Podem dar o nome que quiserem para isso. Existem vários nomes e todos eles levam para o mesmo lugar: traçar um objetivo e cumprir a meta. Mas se os médicos dão conselhos e, mesmo assim, quase ninguém obedece, quem sou eu para dar sugestões. Meu conselho é esse, e dou o exemplo. Tracei minha meta e vou cumprir ela. E não é pelo primeiro ano. Já estou indo para o terceiro ano e sempre cumprindo a meta. Quem levanta sábado de manhã às 5 horas e vai para a rua caminhar? Quem repete a dose num domingo de manhã e levanta a mesma hora e vai para a rua caminhar outros 13 km? E quem volta para a rua as 4 da tarde de domingo para caminhar outros 10 km e fechar a meta de 40 km na semana? Sinceramente isto não é fácil. Tanto que poucos sonham com isso, mas quase ninguém faz na prática.

Eu cheguei num estágio em que faço isso já por hábito mesmo. Quando chegou na sexta-feira e cancelamos a caminhada dos 42 km por causa das previsões de chuva, ninguém me segurou e fui à luta. Aprendi nos dois primeiros anos que não dá para relaxar em nenhum momento e chegar em dezembro devendo os tubos. Quero chegar neste ano em dezembro talvez já com a meta cumprida. Fazendo isso vivo com a consciência tranquila. Se eu partir deste mundo, pode ser por outro motivo, mas jamais por falta de empenho e deixar de fazer o que a medicina sugere. A minha parte faço, o resto é com Deus.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.