Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

Vôvôfit365 – 13/03/2023

13/03/2023 - 07h44min

Dois desafios de arrepiar

Pois então, como já andei por tudo em todos os municípios da região, estou me concentrando por hora mais em cumprir minha meta por aqui mesmo. O meu grande foco é fazer os 2.000 km programados até o final do ano. E caminhar longe de casa ou por perto tanto faz. Como quero me dedicar a outras coisas em fins de semana que exigem não me afastar muito, organizo minha agenda levando isto em consideração. Caminho sem andar de carro para chegar ao local das caminhadas. Vai chegar o momento em que tudo mudará de novo e minha prioridade serão as caminhadas aliadas as aventuras por belas paisagens.

Só em dois momentos este ano por enquanto sairei da rotina digamos mais normal, porque são eventos de grande aventura e digamos anormais, que não se faz na vida muitas vezes. Dia 28 de abril será o primeiro deles. Caminharemos de Gramado a Ivoti, passando por vários municípios num trajeto total que somará 100 km. Está tudo alinhado para este dia que até mete medo. No entanto, tem momentos em que o destemor sobressai e aí seja o que Deus quiser. Não que não esteja preparado para caminhar sem parar 100 km. No ano passado fizemos 77 km com um grau de dificuldade enorme, com muitas subidas. Desta vez resolvemos fazer 100, mas num trajeto escolhido a dedo, que não terá grandes subidas.

Vamos sair de Gramado, passar pelo interior de Nova Petrópolis, Picada Café, São José do Hortêncio, São Sebastião do Caí, Lindolfo Collor e, por fim, a chegada em Ivoti. A distância dá exatos 100 km. Sairemos de Gramado às 9 da noite de sexta-feira e chegaremos em Ivoti às 5 da tarde no Núcleo de Casas de Enxaimel. Só vamos parar para o café da manhã e o almoço. De resto, ferro na boneca.

O outro desafio será cruzar os 230 km do Cassino a Chuí no Uruguai. São 230 km pela beira da praia, num trecho em que praticamente não há nenhum sinal de vida humana. Passaremos por um farol abandonado e pela localidade de Hermenegildo. De resto, mar por um lado e cômoros de areia do outro. A ideia é fazer o trajeto em 7 dias, caminhando mais ou menos 30 km por dia. Como na areia é mais difícil e exige mais do organismo, o ideal é fazer o trajeto em 7 dias.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.