Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

Vovôfit365 – 21/11/2022

21/11/2022 - 08h21min

44 km sob um sol a pino

O fim de ano chegou e com ele o calor. Temos que todos nos readaptar aos novos tempos. Caminhar sob um sol de 32 graus não é fácil. Quando a caminhada for longa e durar cerca de 8 horas não tem como escapar do forte calor. Foi o que aconteceu sábado. Até tinha uma brisa que amenizava o calor. No entanto, ela não foi suficiente para aplacar o impiedoso sol. Ela alivia o calor em si, mas não diminui o consumo de energia do organismo sob uma temperatura e um sol desses. Por isso a caminhada de sábado fez nós três sofrer muito. Afinal, foram 44 km, subindo 2.858 metros morro acima.

Tomei 4 litros de água. Quinze minutos depois batia a sede de novo. Saímos do centro de Dois Irmãos às 7h30min, pegamos o Vale Direito e caminhamos em direção a Picada Verão, passando pela Reserva Picada Verão (antigo Sítio da Família Lima) e todos aqueles campings que tem ao longo do rio. Só de ouvir o barulho da água despencando das cachoeiras deu vontade de se largar por aí. No Camping do Waldomiro, pegamos à esquerda e subimos pela estrada Muckentahl até São José do Herval. Nada mais nada menos que 3 km de subida ininterrupta. Caminhamos pela VRS-873 uns 3 km e descemos para o Walachai. Fizemos toda a volta e subirmos até o Restaurante Wolf. Lá foi o “almoço” de 15 minutos.

Depois fomos para a BR-116 e descemos passando pelo campo do Morro até a estrada de Picada Verão novamente. Daí voltamos para o centro de Dois Irmãos. Total: 44 km. Como estava quente senti um pouco de cãibra nas duas pernas. Foram 8h55min de caminhada até o retorno para a Praça do Imigrante a 4,9 km/hora. Foi a caminhada mais sofrida que fiz até hoje. Nada de bolhas nos pés – jamais tive uma – mas o calor de mais de 30 graus impõe um sofrimento acima do normal. Uma coisa é caminhar no inverno e tudo transcorre normalmente. Outra coisa no verão, saindo às 7h30min e chegando perto das 16h30min. Pela primeira vez senti cãibra e só pode ter sido consequência do calor e do trajeto longo. A partir de agora vou ter que fazer caminhadas mais curtas de até 30 km, ou se for um dia nublado e fresco no verão. De sol a pino não dá para fazer uma distância tão longa.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.