Coluna Vovôfit
VovôFit365 – 24/04/2023
Na sexta-feira fizemos uma caminhada de novo no interior de Caxias do Sul. Como aquele município é muito grande, tem bastante interior para ser explorado. Desta vez nos dirigimos para a localidade de Tunas Alta, que fica próximo a Gramado e Nova Petrópolis. Mas lá no outro lado, numa região onde se produz muitas frutas que abastecem a Ceasa de Caxias e Porto Alegre. Fizemos 32 km numa das regiões mais lindas que já percorri. Margeamos vários morros e no lado esquerdo a vista era normal. No entanto, no lado direito por cerca de 25 km a paisagem era magnífica. Muitas montanhas e todas elas com paredes de rochas brancas. Entre as montanhas, canyons profundos a ponto de não se ver a profundidade. Por lá serpenteava o Rio Caí quilômetros depois de sua nascente, que é em Canela.
Tunas Alta é uma localidade de Caxias do Sul. Saímos de lá e voltamos para lá pelo outro lado. Fizemos uma volta de 32 km, caminhando 70% do trajeto no meio de montanhas que às vezes metiam medo. Foi uma das mais bonitas caminhadas que fiz por causa da paisagem. Quando você vai num lugar que não conhece, a curiosidade toma conta e você caminha entre aquelas novidades e não se nota tanto o esforço dispendido para enfrentar um trecho tão grande. Fazendo isso, lembro-me de amigos meus que sofrem de doenças que podem ser evitadas facilmente. Dependem da alimentação e dos exercícios físicos.
Ainda no sábado, de volta para casa, encontrei um conhecido que deve ter uns 60 anos e que me mostrou os pés dele. Mal conseguia caminhar. Ele estava assim por causa do ácido úrico, que incha os pés das pessoas que sofrem desse mal. O ácido úrico é alimentação e exercícios, a mesma coisa que prego aqui. Você se alimentando bem e se exercitando, o ácido úrico vai embora. Ele me contou que o seu médico tinha dito que o problema das pessoas é a preguiça para se exercitar e para evitar certas comidas. Esse sujeito come tudo errado, toma cerveja, vinho e não sei mais o que, passa o dia sentado e, desta forma, abre o caminho para as doenças tomarem conta dele. Ele sabe disso e lembrou que precisa fazer alguma coisa. Só que não é fácil mudar de hábitos.