Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

VôvôFit365 – 27/03/2023

27/03/2023 - 07h50min

Nada muda na minha rotina de atleta, se é que dá para chamar assim alguém que faz uma hora de exercícios por dia, de segunda a domingo. Para fazer meus 43 km numa semana são necessárias 8 horas. Nesta semana gastei menos horas, porque imprimi um ritmo que chega à beira de trotar. Mais um pouco e você já tem que correr. Caminhei no limite da velocidade durante 13 km seguidos, fazendo 6,3 km/hora. Nunca tinha atingido esta marca caminhando mais de 10 km. O máximo que tinha conseguido foram 6,2 km/hora. É que não é no plano, a altimetria, que mede a elevação do terreno neste percurso foi de 1,2 km. Pois é, mesmo subindo 1,2 km em 13 km, fiz 6,3 km/hora. Levei exatas 2 horas para fazer os 13 km.

Lá por 2009 fiquei uns 5 anos tomando banho gelado mesmo no inverno e de manhã cedo. Depois larguei, porque as pessoas mudam de opinião, o que hoje está bom amanhã pode não ser. Não sei quando parei, mas foram uns 5 anos tomando banho gelado. Pois bem, vou voltar à prática de novo. Esta ideia não sai da minha cabeça e na verdade já faço isso desde o começo do ano. Sempre tomo banho frio, mas a verdade é que estamos no verão, e aí não tem problema. Quando chegar no inverno quero ver. Consultei o médico e ele não tem nada contra. As pessoas se habituam às agruras que aparecem e o próprio organismo se adapta a elas. Tomar banho frio é bom para várias coisas. Para a pele, por exemplo, você sai do chuveiro e sente até um “calorzinho” fora da água, mesmo a temperatura beirando zero graus.

Tudo é uma questão de hábito e de coragem. As pessoas têm medo do desconhecido. Quando você perde o medo de algo, quando tomar banho frio, por exemplo, se torna uma rotina, passa a ser uma rotina como qualquer outra e nada mais. Não sei porque mas vou voltar a tomar banho frio. Não é ser masoquista, é apenas um estilo de vida que mundo afora adotam. Como já conheço porque fiz isto por muito tempo, não tenho medo porque não há o fator do desconhecido. Sei como é e sei das agruras e dos prazeres de uma prática como essa. Só se arrepia de medo quem nunca fez isso. Pois então, anunciei o que farei de novo inverno a dentro e contarei as sensações que isto me traz.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.