Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

VovôFit365 – 29/05/2023

29/05/2023 - 07h10min

Vamos falar mais um pouco sobre a saúde das pessoas quando envelhecem. Tem duas maneiras de você envelhecer, com ou sem saúde. Também existe a hipótese de envelhecer com a sua condição estar mais ou menos. É fundamental você tentar envelhecer da melhor maneira possível, com o mínimo de doenças que o afetem. Por exemplo, tenho 68 anos, e minha saúde a princípio está boa. Caminho 40 quilômetros por semana, geralmente em dois ou três dias, porque no restante dos dias vou na academia e trabalho. Minha atividade física se resume a 5 dias por semana. Caminhei nesta semana, por exemplo, no sábado e domingo. Fechei em 32 km na semana. E mais três idas a academia, meia hora de malhação.

Isto é o suficiente para envelhecer com saúde? Penso que não, pois tem doenças fatais que não respeitam sequer atletas. É claro que você se livra de uma série de males, ou ao menos diminui a sua incidência. Doenças cardiovasculares, diabetes, evita a perda de massa muscular, osteoporose, enfim, uma série de doenças são evitadas se você se exercita como eu faço. Sem falar em ansiedade, que diminui significativamente se você se exercita. Portanto, o que está do meu alcance eu faço. O restante a gente deixa na mão de Deus.

Tem uma coisa que nunca toquei aqui. Trata-se da massa muscular, que permite que você fique forte e com vigor, uma necessidade para as pessoas mais idosas. Quando você tem 30 anos, preocupar-se com a massa muscular é uma opção. No entanto, a partir dos 50 anos, trata-se de uma necessidade. Imagina você envelhecer sem qualquer preocupação com a massa muscular. Logo ficará fraco e com sérios problemas quando precisar um pouquinho de força para enfrentar o dia a dia. Por isto faço exercícios físicos. É para que a minha massa muscular esteja de acordo com uma pessoa com a minha idade. É claro que aqui não se quer lutar boxe ou luta livre. É para enfrentar o dia a dia mesmo. Por exemplo, aos 68 anos você não entra mais num carro ou desce de um com a mesma vitalidade de quando tinha 20 ou 30 anos. Mas para que isto acontece sem muito esforço, com a maior naturalidade possível, não dá para se descuidar da massa muscular.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.