Conecte-se conosco

Colunistas

160 bilhões

27/08/2019 - 09h28min

Sem dúvida, quando um governante é questionado sobre determinada obra que a população requer ou simples falta de iluminação pública, a resposta é sempre a mesma. Ela começa no município e termina no governo federal passando pelos estados. A União e os estados estão em situação pré-falimentar. Só no governo Dilma o número de funcionários do governo federal aumentou de 500 para 800 mil pessoas na ativa. Literalmente as esquerdas puras quando assumem brincam de administrar. Eles não tem a mínima responsabilidade com as contas públicas. A única coisa em que pensam é se perpetuar no poder. Durante todo o governo de FHC, cujo partido é mais da esquerda light, o PT jamais votou a favor de qualquer projeto. O partido, quando está na oposição, literalmente é contra tudo. A proposta pode ser ruim ou boa, mas por uma questão de doutrina, são contra. O problema é a visão das esquerdas no país. Elas literalmente são contra tudo porque nada presta a não ser o que eles mesmos fazem. Trata-se de uma espécie de autoritarismo branco, da tentativa de imposição de uma única forma de governo. O Brasil nunca chegou a ruína financeira como hoje depois de 30 anos de governos de esquerda. Se é uma coincidência ou, não se sabe. O que se sabe é que o espectro governista dos últimos 30 anos levou o Brasil quase ao caos financeiro.

NÃO TEM DINHEIRO

Os governos nas três esferas não conseguem fazer mais nada, a não ser administrar a folha de pagamento. O Estado gasta 80% para pagar salários e afins e o resto vai para pagar o custeio da máquina. Não tem um centavo para investir. Agora temos que avaliar um dos motivos do porque não tem dinheiro. Aqui em Porto Alegre fica uma empresa que se chama Cientec. Ela produz chips para rastrear boi no campo. Os chips são comprados por fazendeiro e fornecidos pela Cientec. A empresa é uma das primeiras que está na lista das privatizações do governo federal. Acontece que ela não produz nada. Ela importa da China os chips, bota uma embalagem da Cientec e os vende. Só no ano de 2018 o governo federal botou 83 milhões na empresa, dinheiro retirado do caixa do Tesouro. O faturamento da Cientec foi de 3 milhões e a despesa 86 milhões. Pode? Ela está lá, ano após ano, dando prejuízo e o governo federal retirando dinheiro dos impostos para tapar o buraco. Não produz nada a não ser prejuízo. Enquanto isto, tem hospitais federais onde não tem gaze para atender pacientes. Não tem leitos e os pacientes ficam em corredores. E o dinheiro vai para tapar buraco de estatal que para nada serve. É quase inacreditável, mas os nossos governantes preferem canalizar dinheiro para estatais que para nada servem, do que utilizar o dinheiro para fins mais nobres, que é atender a população mais carente. Não é caso de polícia?

160 BI

O total gasto com estatais nos últimos 10 anos foi de 160 bilhões de reais. Com este dinheiro daria para todas as famílias brasileiras ter um teto decente, acabando com favelas e sub-habitações.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.