Colunistas
Raul Petry – 10/05/2022
Panela de Pressão
LENHA
Tem um vereador aí que continua botando lenha na fogueira com relação a Secretaria de Obras. Ele disse que pneus velhos que valem cerca de 400 reais eram desviados para a empresa de um dos integrantes da Secretaria em vez de serem recapeados pela Prefeitura. Agora que Borracheiro é funcionário da Secretaria de Obras, a borracharia do seu pai não pode fazer serviços para a Prefeitura por causa dessa ligação familiar. Segundo o vereador, antes podia.
ELEIÇÕES
Como se sabe, o segundo mandato da atual administração está indo para a metade do cumprimento do mandato. E a partir dali já começam a ser feitas as conjecturas sobre quem vai concorrer a que. O quadro hoje parece que está bem definido. O atual prefeito terá o seu candidato, que deverá ser o próprio vice Marcelo Frhölich. Mas tem outros candidatos na parada. O próprio Borracheiro, pelo fato de ter sido o vereador mais votado nesta última eleição, passa a ser candidato nato para no mínimo o cargo de vice na próxima eleição. De qualquer maneira, como o atual prefeito não podem mais concorrer, pois já está no segundo mandato, muda alguma coisa. Uma coisa é ser ele próprio o candidato. Outra coisa é ele próprio estar fora e só pode indicar o seu candidato de preferência. Aí muda o cenário.
FATO NOVO
A próxima eleição desde já tem um fato novo que não existia no cenário traçado pela linha do tempo até agora. E se trata de um fato novo que pode bagunçar a próxima eleição. A pessoa que me deu a dica pediu para não divulgar, mas não dá para ignorar. Esta pessoa estando fora é uma coisa. Outra coisa é ela estar em condições de até mesmo disputar a próxima eleição. A próxima eleição já mudou tudo que se previa até agora. Só pelo fato de existir este fato novo e que promete mudar muita coisa.
OUTRA HISTÓRIA
O que geralmente acontece em termos de eleições. Em quatro anos muita coisa muda. Na última eleição, o que se sabe é que o PMDB concorreu contra o PP de Martin e perdeu feio. Nem mesmo a vereadora Marli Heinle Gehm fez campanha para o candidato do PMDB. Foi uma eleição tranquila porque o atual prefeito praticamente não tinha adversário. Só que como qualquer outra coisa, as pessoas guardam ressentimentos e a sede de vingança sempre existe. Ninguém gosta de perder. E a pessoa que também perdeu teve que engolir muitos sapos, a começar pelo que aconteceu com ela. E este ressentimento pode desembocar nas próximas eleições mudando o quadro que se desenhava.
NENHUMA NOVIDADE
Com relação a nomes, a próxima eleição gira em torno de três a quatro nomes. Não foge muito daí. A única novidade é a que pode vir do Republicanos. O candidato natural do Republicanos é o atual presidente da Câmara de Vereadores, Ivanir Mees. Se Ivanir topar concorrer pelo partido, trata-se de um nome forte e que reúne boas condições para ser o próximo presidente. Trata-se de uma pessoa capacitada, com visão de futuro e que se elegeu para vereador, o que prova que é bom de voto.