Colunistas
Raul Petry – 18/05/2022
Panela de Pressão
PEDÁGIOS
Havia um tempo em que se fazia muito mais pedágios do que nos dias de hoje. A propósito, as campanhas devem arrecadar cada vez menos. Outro dia tinha um pedágio no centro e quase ninguém parou. Pois bem, o assunto chegou na Câmara de Vereadores. Foi pedida uma maior fiscalização na liberação das datas para pedágios. Por exemplo, que eles não sejam no pagamento e no dia de vale, datas em que o comércio mais movimento tem.
ABRIL LARANJA
O Executivo enviou projeto de lei para a Câmara Municipal para engajar o município de Ivoti na campanha mundial da criação do Abril Laranja, mês de prevenção e proteção dos animais domésticos e selvagens. Neste mês podem ser desenvolvidas várias ações, como alertar as pessoas sobre o tema. Estabelecer diretrizes sobre como proceder, como quanto a castração e adoção de animais domésticos. Estima-se que existam nas ruas do Brasil cerca de 30 milhões de animais como cães e gatos. Quem propôs o projeto de lei foi a vereadora Marli Heinle Gehm.
CALENDÁRIO
O Abril Laranja fará parte inclusive do Calendário de Eventos de Ivoti. Só não entendi porque o projeto foi encaminhado pela Prefeitura se ele é uma proposição da vereadora Marli Heinle Gehm. Se for dela está de parabéns. O que mais precisamos é de vereadores que façam leis, e leis que sejam úteis e preencham lacunas que muitas vezes existem no vácuo das leis municipais. Deveria de ter ao menos uma lei proposta por um vereador por mês. Isto não acontece durante um ano inteiro, ou até mesmo durante os quatro anos do mandato. Tem tanta coisa para ser feita aqui e que só depende de uma lei, que bastaria cada vereador pensar um pouco e propor uma lei.
PROPAGANDA
Lembro quando havia muitos eventos e bailes e a divulgação deles era feita através de cartazes. A cidade uma vez virou um carnaval de cartazes, afixados em todos os lugares, desde tapumes de obras e postes de luz. Aí foi feita uma lei proibindo este tipo de divulgação em Ivoti e funcionou que foi uma maravilha. Outras leis que nunca funcionaram dizem respeito a filas em bancos, por exemplo. Essa é a típica lei que nasce morta. Em primeiro lugar porque não tem ninguém para fiscalizar. O sujeito chega no banco e tem 50 pessoas na fila. Hoje em dia não existe mais nem caixa na maioria dos bancos, mas uma época atrás filas em bancos eram terríveis. Mas não tinha o que fazer, porque as filas eram em determinados dias do mês. Como o banco ia botar 5 caixas a mais nestes dias. Precisa gente, estrutura de atendimento.
PODA
A Prefeitura licitou uma empresa para triturar os galhos. A época da poda está aí e a empresa ainda não começou a trabalhar. O vereador Volnei lembrou que nem seria necessário a contratação de empresa, já que o município tem o triturador. Mas já que foi feita a licitação que se inicie o serviço. Bah, não dá nem para pensar daquele tempo em que Ivoti estava tomada de galhos de árvores. Eram centenas de montes espalhados pela cidade. Que esta época nunca mais volte.