Coluna Dois Irmãos

38 famílias dependem da Cooperativa dos Recicladores de Dois Irmãos

03/09/2019 - 11h05min

Atualizada em 03/09/2019 - 11h05min

* Na semana passada publicamos uma matéria mostrando os prejuízos que o pessoal da Cooperativa dos Recicladores de Dois Irmãos está tendo devido aos furtos de material reciclável nas lixeiras. Teve gente que criticou dizendo absurdos do tipo: “Lixo na lixeira não tem dono”, “A usina está querendo se apropriar do material”. A questão é que existe um contrato entre a Cooperativa e a Prefeitura, onde os cooperados tem o direito de separar o material e vender. Em troca disso eles tem o compromisso de fazer o recolhimento na rua de todo o lixo (NÃO SOMENTE O QUE TEM VALOR COMERCIAL). Coisa que os “catadores clandestinos” não fazem. Em outubro vai completar 25 anos dessa parceria.

* Atualmente são 38 famílias de cooperados que dependem do material coletado nas ruas para ter sua fonte de renda. De acordo com o presidente Roberto Araújo da Silveira e o tesoureiro Fábio Rodrigo Bamberg, são recolhidas cerca de 17,5 toneladas de material por dia. A Cooperativa é referência nacional no trabalho que desenvolve e de 23 a 25% do material que chega é aproveitado. O restante vai para o aterro, em São Leopoldo.

SAMU

Na semana passada também recebemos “denuncias” de que o Samu de Dois Irmãos não estaria atendendo as ocorrências por falta de funcionários. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Prefeitura. De acordo com o município, duas técnicas em enfermagem estão afastadas por motivos de saúde, porém todos os atendimentos estão sendo realizados. Ninguém fica desassistido. Os chamados que chegam à central do Samu são repassados ao município, que atende através da ambulância do Postão 24H. Além disso tem a ambulância dos Bombeiros.

NA ANTIGA MATRIZ

No próximo domingo, 8, às 18h, a Escola de Música Caxias Ensemble Orchestra, de Dois Irmãos, vai se apresentar no Espaço Cultural Antiga Matriz. O concerto será beneficente e a entrada é a contribuição espontânea em prol da Associação dos Voluntários do Hospital São José.

SETEMBRO AMARELO

Começaram as campanhas do Setembro Amarelo ou prevenção ao suicídio. Mas, quero aqui reforçar que não basta achar “bonitinho” o lacinho amarelo e sair compartilhando nas redes sociais. O assunto é muito mais sério e só vai começar a surtir efeito quando realmente passarmos a nos preocupar com as pessoas. Quando estivermos dispostos a estender a mão e oferecer ajuda. Ficar atentos aos mínimos detalhes e não achar que a pessoa está apenas querendo chamar a atenção. O assunto é muito sério!

APAE DOIS IRMÃOS

* A Apae Dois Irmãos está vendendo canecos para o Kerb de São Miguel por apenas R$ 10,00. Compre e ajude a instituição.

* Está aberta a Campanha do Alimento da APAE em parceria com o Parque Terra Mágica Florybal. Faça sua doação e troque por ingressos até o dia 6 de outubro. Mais informações (51) 3564-2383 ou pelo WhatsApp (51) 9 8412-0269.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário