Coluna Nova Petrópolis
Coluna de Nova Petrópolis – 21/08/2025
Por Anna Bezerra
BAH!!!
Que sessão eim? Acompanhei a sessão de terça, 19, até umas 21h58 e ainda estava rendendo. Teve nove vereadores se unindo em proposta de mudanças no Estacionamento Rotativo, para modernizar e tornar mais justo o sistema no município. O presidente da casa, Inspetor Robison, Arthur Schumann, Plínio Rodrigues, João Bombeiro, Tarcísio Brescovit, Maicon Knaak e outros, mostrando esforço conjunto para atender demandas da comunidade através de um documento que apresenta 15 sugestões de alteração no sistema.
SENTIU NA PELE
Teve vereador desabafando que nem ele aguenta o sistema. Plínio Rodrigues deu testemunho sobre o estacionamento: “Querem de qualquer forma arrecadar”. Eu mesmo esses dias, não passei da hora nem dois minutos e mesmo assim me cobraram multa depois. Nem um minuto de tolerância. Onde está a coerência? Precisamos trabalhar ainda mais juntos para melhorar isso na comunidade.
BALANÇO
Teve Secretário de Turismo e Cultura fazendo balanço dos primeiros oito meses. Rodrigo Barbieri Sangali explicou que a pasta coordena e executa o destino turístico e cultural de Nova Petrópolis, fortalecendo a identidade germânica e preservando o patrimônio histórico. Comentou que a cidade recebe cerca de 600 mil visitantes por ano, com previsão de 900 mil em 2025, e destacou que a cidade foi eleita a cidade mais acolhedora do Brasil, à frente de Gramado e Canela, embora ainda precise inovar em atrações.
NOVELA MEXICANA II
E teve o presidente da câmara, Inspetor Robison, afirmando que o “estacionamento rotativo é para organizar o trânsito, não punir”. Outro chamou atenção para o portal da Prefeitura, desatualizado e pouco acessível. “Muita gente nos procura — e lá, no site, o ícone ‘Editais de Contratação Simplificada’ não apresenta os editais, apenas remete ao Diário Oficial. Peço mais transparência, para que o munícipe possa concorrer em pé de igualdade”, disse o vereador Marcos Narciso Júnior , apresentando o Pedido de Providências nº 043/2025.
ASSUMIU
Ainda teve vereador assumindo a cadeira de Jorge Lüdke. João Huppes na tribuna, falou da alegria e da responsabilidade: “Decisões aqui impactam a vida de todos. Muitos acham fácil, mas não é na primeira vez. Sei do compromisso que assumi com minha comunidade”. Huppes explicou que não apresentou demandas na primeira sessão, mas avisou que traria várias solicitações para diferentes bairros na semana seguinte.
ENIGMA
E teve vereador que, em meio a pautas cruciais, usou a tribuna para um recado enigmático: “Já estava com um João na bancada e agora me vem mais um, dois João, agora completou o time. João, seja bem-vindo. Só vim aqui deixar um recado: que os bons ventos sopram a quem Deus coopera. A mensagem veio do João Bombeiro, obrigado. Por hoje é só, a casa tá caindo.” Confesso que tive vontade de me esconder, mas desliguei o telefone e fui rezar e dormir.
