Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

90% dos empreendedores acreditam que o cenário turístico de Nova Petrópolis está abaixo do esperado – 31/01/2025

01/02/2025 - 10h21min

Atualizada em 01/02/2025 - 10h25min

DIAGNÓSTICO
Como já venho comentado a semana toda, o novo secretário de Turismo, Rodrigo Sangali, realizou três encontros para falar sobre o diagnóstico do turismo. Este diagnóstico é resultado de uma pesquisa que ouviu 130 empreendedores para entender melhor as dores em relação ao setor. Se fossemos falar de tudo, teria bastante assunto. Por isso vou concentrar hoje em alguns dados que me chamaram bastante atenção. Um deles é que nosso turista é majoritariamente da região, sendo 59,2% do público dos empreendimentos locais. Turistas de outros estados são 21,6% do público e 18,4% são consumidores que moram em Nova Petrópolis. O turismo internacional é praticamente inexistente.

SEM RETORNO
Outro número que me assustou são os impressionantes 90,4% dos entrevistados que acreditam que o retorno financeiro trazido pelo atual cenário turístico está abaixo do esperado. Isso significa que essa é a opinião de nove a cada dez empreendedores locais. E quem melhor que eles para sentir direto os impactos disso na economia?! Um dos principais fatores que foram associados ao atual cenário turístico é a pouca oferta de atrações que incentivem o visitante a permanecer mais tempo em Nova Petrópolis. Outro problema bastante citado e que realmente afetou muito a economia é a questão dos acessos, especialmente na BR-116. Falta de entretenimento noturno e lojas que fecham muito cedo também foram apontados.

EVENTOS CRITICADOS
A questão dos eventos é bem delicada. Uma porque Nova Petrópolis não tem o calendário tão cheio assim, e há alguns períodos que de fato não acontece nada na cidade. E sim, preencher essas lacunas é importante pois são os eventos que vão ajudar a chamar público. Mas o que foi constatado é que há uma certa insatisfação dos empreendedores com as características dos eventos. De acordo com 68,8% dos entrevistados, os eventos da Rua Coberta não estão atraindo o público que o turismo da cidade deseja. Um exemplo citado é o dos eventos que tem food-trucks. O setor gastronômico se sente prejudicado uma vez que estes serviços acabam tirando seus potenciais clientes. Mas teve elogios também e a Tricofest foi bastante lembrada. Porém, sobrou até para o Festival Internacional de Folclore que, apesar de considerado um dos principais eventos que carregam a identidade de Nova Petrópolis, recebeu um adendo de que precisaria ser repaginado.

BURACO NO ASFALTO
O recém-asfaltado trecho da Av. Germânia já está danificado, bem junto a um dos quebra-molas da via. Parece que foi preciso abrir ali para um bueiro ou encanamento e foi mal fechado. Além de não ter o asfalto, ainda tem um buraco que atrapalha os motoristas. Alguns passam bem devagar e outros preferem desviar na contramão. É preciso consertar aquele local.

APOIE A APAE
A Apae está com uma campanha para arrecadar fundos para terminar a obra de ampliação. Quem quiser colaborar com qualquer valor pode fazer um PIX para o CNPJ da entidade que é 90.479.908/0001-12.

Por: Gian Wagner Baum
Publicado em 31/01/2025, em O Diário da Encosta da Serra

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.