Coluna Dois Irmãos

Em torno de 9% marca consultas e não vai nos postos de saúde de Dois Irmãos

10/04/2018 - 11h00min

Vi um cartaz no postinho do Centro informando que 147 pessoas não compareceram às consultas ali somente em março. E isso acontece também nos postinhos dos bairros! É um número muito alto e precisamos refletir a respeito disso. Será que os mesmos que marcam e não aparecem são os mesmos que reclamam se têm que esperar 20 minutos por um médico?

RÁPIDAS

– Domingo de meio-dia uma árvore caiu e trancou o trânsito na BR-116, na altura do Belvedere. Atrasou a subida dos turistas para a Serra. E a volta para casa também atrasou em virtude de um acidente entre moto e carros na altura do Paradouro.

Árvore caiu na BR e trancou o trânsito

JAIME WAGNER

– Nossos agradecimentos a quem nos felicitou pelo novo site do Diário e também à Like, que criou o site até aqui, bem como aos dois patrocinadores locais: Andreas Arnold e Auto Nova Petrópolis. Obrigado Ivan, Andreas e Adejalmo!
– Hoje é o último dia para fazer a carteirinha de estudante, que dá desconto em eventos. Segundo o Mauro Hahn, pode ser feito até as 10h na Escola 10 e depois disso, até as 12h, na Prefeitura. A taxa é de R$ 30.
– Parabéns aos que se aventuraram na caminhada de Dois Irmãos a Nova, que almoçaram no Piriquite Eck (Linha Cristo Rei) e pernoitaram em Pinhal Alto.
– Sempre que falo do Piriquite Eck lembro do Geraldo Kolling, porque contou uma das hipóteses para a Linha Cristo Rei ter recebido este nome. Há uma “teoria” de que é por causa dos periquitos que existiam em grande quantidade lá. Mas há uma “corrente que defende a tese” de ser por conta que, quando os agricultores de lá vendiam os lotes de porcos, vinham com nota “graúda” para o Centro e complicavam a vida dos comerciantes, que precisavam arranjar troco. E, se nossa maior nota hoje (a de 100 pila) tem uma garoupa (é um peixe do oceano, ao qual, dizem, nasce fêmea e depois se torna macho), na época, a nota “graúda” tinha periquitos. Daí o nome: Piriquite Eck.
– Aliás, não foi só o Geraldo que nos contou esta, pois agora em março, dando uma pesquisada nos livros de Morro Reuter, encontrei no livro do professor Sebastiany a historinha dos porcos e da nota de dinheiro que tinha os periquitos, contada pelo ex-morador de lá, Querino Klauck.
– E já que estamos contando histórias, vocês sabiam que há muitas décadas, o professor Afonso Sebastiany levantou a hipótese de que o Morro da Embratel possa ter sido um vulcão há milhões de anos? Pode ser estranho, mas é o único morro que conheço cujo topo tem um pântano. Pode não ter sido vulcão, mas te recomendo ir lá e dar uns saltos: você pula e parece que a terra embaixo do banhado é oca! Estranho, não!?
– E por falar no Geraldo Kolling, parabéns à KA – Kolling Assessoria, que tem muitos anos de bons serviços prestados à nossa comunidade e região. Desejos de sucesso ao Geraldo e aos advogados da empresa, o Cleiton e a Morgana.
– Por fim, a mensagem positiva do dia é dos Provérbios, 16: “O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário