Coluna Nova Petrópolis

A absolvição da segunda-dama de Nova Petrópolis

16/05/2019 - 10h28min

Esta semana trouxe uma boa notícia para a segunda-dama Sandra Fernandes. Boa não. Excelente, na medida em que ela foi absolvida do processo em que era acusada de obter vantagens pessoais relacionadas à Biblioteca Municipal. Em postagem nas redes sociais, a segunda-dama lembra que a notícia do processo circulou em jornais locais bem como em redes sociais, inclusive associada ao nome do seu marido, o vice-prefeito Charles Paetzinger. Nas redes sociais, cada um responde pelo que escreve, especialmente quando há excessos. A Justiça está aí também para isso. No caso dos jornais, cumpriu-se o curso normal da imprensa. Uma coisa é acusar. Outra coisa, bem diferente, é noticiar uma acusação. Então, quando alguém relacionado ao poder público é acusado em um processo judicial, isto é notícia. Quando esta pessoa acusada é da família de uma autoridade eleita, caso do vice-prefeito, este fato precisa ser mencionado. Não tem como ser diferente. Mas o curso normal da imprensa não termina aí. Em um processo pode haver condenação ou absolvição e isto também será notícia. Por isso, acredito que agora os jornais cumprirão normalmente o seu papel de informar o veredito que inocentou a segunda-dama.

PP, A ORIGEM

A segunda-dama está no seu direito de desabafar. Foi acusada e comprovou inocência. Só há uma observação que eu faria. Em sua postagem, Sandra diz que a denúncia foi feita pelos atuais vereadores do PSDB. Pode ser que no atual contexto político, tenham sido mesmo os tucanos os principais interessados na acusação. Mas não se pode esquecer que esta denúncia teve início quando foi levada à Câmara de Vereadores pelo PP, na época, adversário do PDT de Charles. Isto ninguém me contou. Eu estava lá nas cadeiras da Câmara quando Simplício Schwantes fez um pedido de informações que deu início ao processo. O atual vice-prefeito era a principal figura do Legislativo e desenhava-se uma candidatura sua ao Executivo. O PP fez uma tentativa de cortar suas azas, não prevendo que depois de alguns meses estariam juntos.

NOVA 2050

Estão sendo divulgados os primeiros resultados dos estudos, pesquisas e debates do projeto Nova 2050. E estes dados são muito interessantes quando se considera que o objetivo é elaborar estratégias, programas e projetos para os próximos 30 anos do município. Obviamente, existem pontos positivos e negativos, que na metodologia do projeto são denominados “potencialidades” e “conflitos”. Alguns destes itens são surpreendentes. A matéria-prima é abundante e começará a ser utilizada nos dias 31 de maio e 1º de junho, quando a acontece a segunda oficina da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável e do Plano de Mobilidade de Nova Petrópolis. Inscrições pelo e-mail contatonova2050@gmail.com.

FANDANGO

Luan Postay & Grupo é a atração do CTG Pousada da Serra na noite deste sábado, dia 18. O fandango marca a passagem da 26ª Cavalgada da Serra por Nova Petrópolis. A entrada é gratuita!

BAILE DE SÓCIOS

A Sociedade Alegria, de Linha Pirajá, realiza neste domingo, dia 19, o seu “Baile de Sócios”. Terá almoço de confraternização às 12h e, à tarde (14h), domingueira com a Super Banda Viva Alegre. Ingresso também gratuito.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário