Conecte-se conosco

Colunistas

A Câmara de Ivoti aprovou mudanças no Plano Diretor

22/08/2019 - 10h41min

Mudanças é a palavra de ordem do momento. Perdemos décadas engessando tudo neste país e está mais do que na hora de mudanças acontecerem. E Ivoti não pode ficar atrás. Agora com a aprovação do projeto da Liberdade Econômica fizeram uma mudança. O projeto libera para trabalhar aos domingos qualquer trabalhador que tiver vontade de trabalhar e folga em qualquer dia da semana. Aí a Câmara dos Deputados aprovou uma emenda obrigando o empregador a dar uma folga em domingos a cada quatro domingos trabalhados. Tudo bem, é ótimo. Mas se o sujeito não quiser folga em domingos e preferir em dias da semana? Não adianta. Neste caso, mesmo contra a vontade dele, terá que folgar em domingos uma vez por mês.

A PERGUNTA…

A pergunta que não quer calar. Porque os políticos representando o Estado tem que meter a colher na vida dos trabalhadores e empregadores. Porque não deixam eles resolverem entre si assuntos que dizem respeito só a eles. Conheço muita gente que quer trabalhar aos domingos porque neste caso ganha mais. Se for em restaurante, ganha mais em gorjetas e coisas do gênero, além de ganhar em dobro. Aí fazem uma lei obrigando o sujeito a folgar em domingos mesmo contra a vontade das pessoas, como se os legisladores soubessem melhor que as pessoas o que interessa para eles. Meu Deus do céu, que tara tem nossos legisladores de achar que eles tem o dom da vontade de cada um, sempre sob o pretexto de que o trabalhador não sabe se defender diante do opressor. Enquanto neste país o empreendedor, o empregador, enfim, a pessoa que dá emprego a alguém é um opressor, um explorador do trabalhador, esta sina dos brasileiros não vai mudar. Está mudando aos poucos, mas muito devagar.

LIBERDADE

A palavra de ordem é liberdade. Liberdade de fazer o que der na telha, desde que dentro da lei, liberdade de trabalhar a hora que as pessoas quiserem, inclusive em casa, como já tem muita gente fazendo, liberdade de abrir um negócio, bastando para tanto, a sua vontade. Este negócio de ter que pedir licença para um tal de entidade chamada Estado para fazer qualquer coisa tem que acabar. Devem existir as leis, mas elas tem um limite. Por exemplo, o governo Bolsonaro acabou ou vai acabar com a necessidade de ter um alvará de licença para as empresas trabalhar. Por aqui, uma vez por ano, aparece um fiscal para renovar o alvará de licença.

ALVARÁ

E cobram por isso. São geralmente cerca de 200 reais como taxa de renovação de alvará de licença para funcionamento. Porque as empresas tem que ter por trás delas alguém dizendo se podem trabalhar ou não. E se aproveitam para tirar uma lasquinha cobrando esta tal de taxa de renovação do alvará. Pelo amor de Deus, acabem com mais esta jabuticaba brasileira. Se a empresa está funcionando, paga os impostos devidos e está dentro da lei, não tem que ter uma licença especial da Prefeitura chamada Alvará de Licença para poder trabalhar

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.