Colunistas
A Câmara Municipal de Ivoti começou a ter um protagonismo que talvez nunca teve
Assumiu uma atitude de comprometimento com o mandato que os vereadores exercem. O município parou de crescer. Muito pelo contrário, comparando com outros, está perdendo posições entre os municípios do Estado. O Índice de Retorno de ICMS vem caindo desde a década de 90. Isto quer dizer que, no conjunto, os outros municípios crescem mais. Alguns mais outros menos. Mas na média Ivoti perde terreno. Éramos uma localidade com raízes industriais, com a indústria coureiro calçadista dando as cartas. O couro e o calçado perderam substância nas duas últimas décadas e Ivoti foi um dos mais prejudicados. Perdeu as fábricas de calçados e não substituiu por nada. Não fosse a indústria dos pets que se desenvolveu por muita sorte aqui e Ivoti estaria hoje dependendo do setor de prestação de serviços.
REAÇÃO
O que precisa ser feito aqui é o município reagir e começar a recuperar o terreno perdido. Precisamos de bons empregos e eles estão todos na indústria. Pode ser de pequeno porte, mas é a indústria que é o motor do desenvolvimento. Ivoti não está muito diferente do Brasil. O país também reduziu a sua indústria e o atual governo agora quer voltar a trazer a indústria de volta aos bons tempos. Pesada carga tributária, a balbúrdia da legislação trabalhista são fatores que contribuíram para a indústria se reduzir a um pouco mais de 10% do PIB. Um verdadeiro absurdo. Ivoti seguiu o mesmo passo e agora os seus dirigentes têm que fazer a sua parte para o município voltar a crescer. O Brasil está quebrado e Ivoti vai no mesmo caminho se não voltar a crescer. O novo governo liberal está implantando uma política liberal com melhoria do ambiente nos negócios para isto começar a acontecer. Ninguém quer botar dinheiro num negócio do jeito como as coisas andam. E isto precisa acontecer em Ivoti também.
É AÍ?
Estou aqui pregando o crescimento econômico, a geração de empregos e renda. Alguém aí por acaso está contra isso? Se for feita uma pesquisa em Ivoti 90% querem emprego e salário melhor. Em primeiro lugar emprego. Depois o melhor salário possível. Para isso precisamos facilitar a vida dos empreendedores, dar todo o incentivo possível. São estas pessoas que estão lá na frente, puxando o progresso atrás deles. Aqui em Ivoti os empreendedores são meio que malvistos, aliás, como é no país. Isto é uma loucura. Ainda bem que a mentalidade está mudando. O Brasil parou de crescer enquanto o resto do mundo cresce a uma média de 3,5% ao ano. Porque isto acontece no Brasil e em Ivoti em particular. Em primeiro lugar porque o ambiente de negócios não é bom. Aí vem a pergunta: porque haveria de ter pessoas que são contrárias ao progresso, melhores salários para as pessoas e mais emprego? Elas existem. Caso contrário não estaríamos no buraco em que estamos. Ivoti tem raízes alemãs, voltadas para o trabalho e o progresso. E estas raízes não podem ser perdidas. Ainda bem que a Câmara de Vereadores está ciente disso e finalmente se preocupa com o progresso do município. Não podemos ficar parados, olhando os outros passar por nós. O Plano Diretor está sofrendo mudanças e elas são feitas para melhorar o ambiente de negócios. Assim como no Brasil, onde as reformas estão acontecendo, em Ivoti isto também tem que acontecer.