Conecte-se conosco

Colunistas

A Câmara Municipal de Ivoti pode ter todos os defeitos do mundo e os tem

19/12/2019 - 11h30min

Atualizada em 19/12/2019 - 15h22min

No entanto, numa coisa ela é um primor. Consegue ser a mais econômica da região. É claro que o cálculo que o jornal ABC faz para calcular os gastos de uma Câmara de Vereadores não é o mais indicado. Não dá para pegar os gastos e dividir pela população para dizer que determinada Câmara Municipal é a mais econômica e outro a mais gastadora. Sejamos justos. O Legislativo de Ivoti sempre se primou em gastar pouco, ter subsídios baratos, não pagar adicionais que são apenas destinados para o trabalhador com carteira assinada como se os vereadores tivessem carteira assinada para comparecer ao trabalho uma vez por semana durante duas horas. Eles devem receber um subsídio para tal e ponto final. Parar por um mês até que vai, o que não se chama de férias, mas de recesso.

DISCRIMINAÇÃO

Um trabalhador comum trabalha 44 horas por semana quando são os peões. Em se tratando de outros cargos do funcionalismo cai para 40, 32 horas ou até menos. Até hoje me pergunto porque um bancário e jornalistas tem carga horária de 6 horas diárias. E o que é mais espantoso é que ninguém muda isso. O sujeito que trabalha na construção civil, sob o sol a pino ou frio no inverno tem que trabalhar 44 horas. Isto não pode ser considerado discriminação assim como crimes como racismo, ofensas morais, etc. Ué, porque um sujeito que trabalha duro sob estas condições, não tem ar condicionado e tem que trabalhar o dobro ou às vezes mais do dobro para completar sua jornada de 44 horas por semana. E outros são beneficiados com privilégios de apenas trabalharem 32 horas ou menos. O Ministério Público poderia dar uma olhada nisso e tipificar algum crime nestas disparidades e denunciar para a OIT – Organização Internacional do Trabalho. Não deixa de ser um absurdo por um lado, mas a constatação tem sua razão de ser. Absurdo por absurdo, temos de sobra.

VOLTANDO

Voltando à Câmara. O cálculo que é feito não condiz com a realidade. Qualquer um pode usar da metodologia que quiser. No entanto, calcular os gastos de um Legislativo pela população, está muito errado. Ninguém vai me dizer que a Câmara de Ivoti é mais econômica do que a de São José do Hortêncio, que se reúne de 15 em 15 dias, só tem um secretário e mais nada e o subsídio dos vereadores é um dos mais baixos do Estado. De que jeito Ivoti conseguiria ser mais barata do que a de Hortêncio? Presidente Lucena e Linha Nova são igualmente baratas. Em Linha Nova a reunião é também de 15 em 15 dias.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.