Coluna Dois Irmãos

A Capital do Voluntariado: de baile de casais à rifas, agora é bingo ou brechó

07/05/2019 - 11h00min

Foi um sucesso a Fest Feira. Acredito que este foi um dos eventos mais longos de Dois Irmãos, embora tenha durado dois finais de semana, como tantos outros. Com o feriado e tendo programação às vésperas de feriado, se deu opções a mais para nossos moradores visitarem a festa. Em relação aos números, a gente ainda não sabe, pois a prestação de contas de quanto custou, quanto entrou de grana e quanto saiu, isso é com a Prefeitura…

VOLUNTÁRIOS

Falando em sucesso, o bingo das Voluntárias do Hospital foi coroado de êxito. Mais uma vez a comunidade colaborou. Então, parabéns a quem é voluntário e trabalha por uma causa, bem como parabéns a quem colabora com a causa.

RIFAS X BINGOS

Por falar no bingo, você já reparou como o tipo de promoções das entidades vem mudando ao longo dos anos? Antes era só baile de casais, depois todo mundo fazia rifa, mas agora é bingo e brechó.

– Há 15 anos, todos faziam festas e bailes de casais para angariar fundos. O tempo passou, muitos pararam com os eventos e passaram a fazer rifa, que era mais barata e tinha alcance maior.

EXEMPLO

Lembro que uma comunidade do interior do Morro, lá por 2003 e 2004 deixou de fazer a festa anual para fazer uma rifa. Deu muita reclamação, pois era algo tradicional, mas a diretoria pagou pra ver. Resultado: a rifa deu o dobro do lucro, visto que a domingueira dava muito dinheiro, mas gastava muito com banda e segurança, afora o serviço do almoço que dava muito trabalho. Enfim, naquela época, lembro que tinha comerciante que até se escondia de tanta rifa que aparecia, não só as daqui, como as de municípios vizinhos.

MUDOU

Dos bailes de casais, tivemos muitos tradicionais na cidade. O do Storam foi um marco. O do Rotary, nos anos 90, também. Assim como tinha do Bola Murcha, da Toca do Graxain (hoje é boate), enfim, como outros que foram deixando de existir. Aliás, o Kerb de Casais do União (que é baile da linguiça), se não me engano, nem sai mais, afinal, esta realidade foi mudando ao longo dos anos…

BINGO E BRECHÓ

Entretanto, de dois anos para cá, os bailes são raros, as rifas reduziram muito… O que tomou o lugar, já que os clubes, entidades e associações continuam precisando angariar fundos? Resposta: os brechós, bingos e meio-frangos.

DEMOCRACIA

Aliás, usando uma linguagem bem popular, é bem mais democrático o bingo e o brechó do que a rifa, afinal, rifa muitos são quase obrigados a comprar, já o bingo, vai quem quer e quem gosta. E olha que são muitos que gostam, tanto é que todos lotam e dão um bom retorno. Sem contar que é histórico este retorno dos bingos! E os brechós nem se fala, afinal, nos ajuda a praticar o desapego e ajuda muitos a comprarem muita coisa, por um preço módico.

Enfim, parabéns mais uma vez aos voluntários que trabalham nestas entidades. Aliás, mais uma vez insisto que Dois Irmãos deveria ser a Capital do Voluntariado.

Finalizamos, hoje, com a mensagem positiva do dia, que é uma frase antiga dos colonos americanos, que traz uma grande verdade: “Ou você está verde e crescendo, ou está maduro e apodrecendo”. Aliás, a frase de Mahatma Gandhi complementa esta máxima: “Devemos nos tornar a mudança que desejamos ver no mundo”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário