/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Colunistas

A chegada da estação do frio, o chamado inverno, sempre é aguardada

06/05/2019 - 11h00min

Atualizada em 06/05/2019 - 11h19min

Uns preferem o frio, outros calor. Se pudéssemos escolher com certeza iríamos preferir a meia estação. Mas a chegada do inverno traz algumas preocupações. Uma delas é a falta de manutenção da BR-116.

BUEIROS ENTUPIDOS

É nesta estação de agora, o outono, quando as folhas das árvores caem. Um momento lindo. O problema é que estas entopem bueiros e aí, a água da chuva desce pela BR-116 até achar um lugar para escoar. É ali que está o problema. No final de semana foi um exemplo. A chuva da madrugada de sexta para sábado mostrou que algo tem que ser feito e com urgência.

KAFFEECK

O bairro mais afetado com o problema é o Kaffeeck. Isso se justifica porque é na subida para Nova Petrópolis que esse problema mais persiste. Os casos mais graves são nas proximidades da Tenda do Guri e no Bairro Serra Verde. Com os bueiros entupidos a água tende a escoar em outros pontos da BR-116, locais não preparados para tanto volume. Durante a Kaffeeschneis´Fest um morador do Kaffeeck me disse que está preocupado. E não é a toa. Venho levantando o descaso com a BR-116 há muito tempo e está escrito que logo logo, com tanta água descendo em local desapropriado, algum desmoronamento vai ocorrer. Parte dessa infiltra na terra, encharca o terreno e causa desmoronamento.

PIOROU

A última roçada feita pelo DNIT piorou a situação. Isso porque a empresa só roçou e deixou todo o mato jogado no local. O mato todo vai parar onde? Volto a frisar: é preciso unir forças entre Municípios e entidades como Rota Romântica, registrar estes problemas em todos e vídeos e se não resolve acionando o DNIT, tem que acionar o Ministério Público. Mandar ofício? Bom, isso era coisa que minha bisavó fazia. Se resolvesse acho que o problema estava resolvido.

KAFFEESCHNEIS´FEST

A cidade celebrou 27 anos de emancipação no final de semana. A festa foi mais curta, com apenas dois dias, e mais cultural. Uma aposta do Poder Público que busca diminuir custos. Não está errado, afinal, não podemos pensar só em festa. Quem precisa ser ouvido são os expositores, estes que pagam para estar e vender seus produtos no evento.

PAVIMENTAÇÕES

O prefeito Daniel Rückert falou em seu pronunciamento que vai investir em pavimentações. A extensão da Avenida Fridolino Ritter, conclusão da Rua Carlos Utzig e a Rua Arroio Terra estão entre as que devem receber asfalto. Só resta saber se estes saem ainda em 2019 ou só em 2020. Nunca esquecendo que 2020 é ano eleitoral e aí existem leis específicas do que o prefeito pode ou não pode. Recurso há. Em fevereiro Daniel divulgou que haviam sobrado cerca de R$ 1,3 milhões de recursos livres no final de 2018. Uma boa economia que ele quer investir em asfalto.

FUTEBOL TOTAL

É sábado o almoço para levar do Projeto Futebol Total. Cartões a R$ 20,00 e você leva 2 coxas, 2 sobrecoxas e 2 salsichões, polenta, pão e saladas. Será assado no campo do Aliança. Cartões comigo, com alunos do projeto ou fone (54)9115-9709. Participem.

Sair da versão mobile