/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Coluna Dois Irmãos

A CPI da Pizza e a homenagem ao Careca da Atiradores

21/06/2019 - 09h37min

A Câmara rejeitou o relatório da CPI que investigou irregularidades da gestão do ISEV no hospital São José. Não acompanhei o desfecho desta CPI de perto, mas, mesmo ausente, não paravam de me perguntar a mesma coisa: a CPI terminou em pizza?

CARECA

Faleceu o Lauro Dexheimer, irmão do prefeito Renato. Pelo nome, quem o conhecia? Era o Careca, o Careca da Atiradores. Não sei se ele ou os Dexheimer sabiam, mas o Peruano se inspirou – e homenageou! – o Careca ao compor este quadro, dentre os que vão (ou já foram) para o Vaticano. A ideia era pintar imagens do Pampa e de gaúchos (brasileiros ou argentinos), assim como ferreiros, profissão de familiares do Bergóglio, o Papa Francisco.

EM VIDA

Que bom que a Prefeitura homenageou o Careca em 2014 com o troféu Baumschneiss, afinal, ele era icônico na cidade. E, aproveitando o embalo, há muitos ainda a serem homenageados na nossa cidade, seja pelo trabalho ou pelo simbolismo que têm. Aliás, como sempre escrevi aqui: a homenagem é melhor ser em vida do que depois de falecido.

LEI

Se dar nome de rua e escola só pode depois de morto – é estabelecido por Lei – nada impede de dar um título ou uma homenagem em vida. Coisa que, aliás, fizemos com muitas pessoas nos aniversários de emancipação de Dois Irmãos, Morro e Herval, e algo que sempre a gente faz questão de fazer com nossos artistas, o próprio Peruano, assim como o Flávio Scholles, dentre tantos.

OUTRO DIA

Não sei se o Careca ou a família sabia, mas ele foi a inspiração para esta obra feita pelo H. Perea para o Papa, retratando o Pampa

E, por falar nisso, algumas vezes procuramos o Careca para uma daquelas matérias de duas páginas que a gente fazia nos cadernos de aniversário de Dois Irmãos. Ele apenas dizia para “deixar para o ano que vem”. Depois que ficou internado, um dia, ele explicou aqui na rua em frente ao Dr. Jorge, que era melhor a gente entrevistar fulano e fulano, que tinham mais a dizer. Este era o Careca! Então, como não conseguimos fazer em vida, eis uma obra de arte em que, talvez sem saber (ou sabendo) o Careca serviu de inspiração.
– Mudando de assunto, finalizamos com a mensagem positiva do dia: “Confie, vai dar tudo certo, e, do jeitinho de Deus as coisas se ajeitam. Você superará isso e valera a pena, Deus é especialista em escrever lindas histórias”, de Yla Fernandes.

Sair da versão mobile