Coluna Estância Velha

A democracia em curso

08/10/2018 - 11h00min

Atualizada em 08/10/2018 - 11h01min

O centro da cidade foi tomado de pessoas. Aproveitaram o domingo de eleições para, também, aproveitar o sol do final de semana. Pelo Centro foi pouca a sujeira que vi – no sentido de santinhos pelo chão, pelo menos. Houve poucos problemas, não teve muita gente causando problemas. Foi um domingo de primeiro turno bem calmo, podemos dizer. É assim que caminha a democracia: sem brigas, sem problemas por conta de ideologias contrárias. Cada um deve respeitar o posicionamento do outro, há um motivo para cada pessoa votar em cada candidato. Há um motivo para cada pessoa pensar da forma como pensa, sejam os motivos que forem. O direito ao voto deve ser respeitado, assim como o direito a escolher seu candidato. Ninguém sabe como é a vida de ninguém e, por conta disso, respeito é o que deve prevalecer. No mais, as urnas é que sabem em quem votamos, em quem depositamos nossas esperanças.

O LADO FEIO

Infelizmente não foi só de rosas que viveu a eleição de domingo. Se viu muita sujeira em diversos pontos da cidade, muitos santinhos jogados pela rua e muita boca de urna acontecendo. Há muitos problemas quando se colocam tantas pessoas com pensamentos diferentes juntas e, apesar de não terem havido problemas de violência, a eleição não foi 100% boa. Falei acima sobre o Centro, mas nos outros bairros fluíram de outra forma. Teve candidato distribuindo santinho, teve lixo na frente das zonas eleitorais. O ser humano ainda comete seus erros e deixa que o lado feio apareça. As eleições são a força da democracia sendo exibida. Infelizmente mostram também a força da ignorância.

DAQUI PARA FRENTE

Muitas polêmicas tomaram conta do Estado, do País e, também, da cidade. Políticos que abriram seus votos às vésperas da eleição e causaram desconforto a algumas pessoas. Estamos vivenciando, provavelmente, a eleição mais histórica do Brasil. A situação é diferente do que já se viveu e acabamos por pensar no que vem daqui para frente. Estamos vivendo problemas em todos os núcleos do Brasil. Começam no governo federal e atingem os municípios. Pensar no que vem depois, pensar no futuro, é de extrema importância. Polêmicas geradas a partir dos mais diversos problemas só dificultam a vida do brasileiro. É nosso dever fazer jus ao país em que vivemos e fazermos o melhor para ele. Somos o Brasil, somos o Rio Grande do Sul, somos Estância Velha e é a partir da nossa voz que as coisas mudam.

PAÍS MELHOR

Estância Velha não registrou problemas quanto a crimes eleitorais. Pelo menos, não muitos. As situações mais pontuais foram logo resolvidas pela Guarda Municipal e Brigada Militar que passaram o dia trabalhando contra qualquer problema. Estamos nos encaminhando na busca de um país melhor e, como já disse inúmeras vezes, somos nós os responsáveis por essa melhora, por esse país melhor. As eleições são apenas o começo e não termos problemas, não registrarmos situações ruins em uma votação diz muito sobre a cidade.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário