/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Coluna Nova Petrópolis

A fala de Claudio Gottschalk, pedido de desculpas e notas de esclarecimento

11/03/2019 - 11h00min

Atualizada em 11/03/2019 - 11h29min

O vereador Claudio Gottschalk (PDT) é uma pessoa com muitos amigos, que com certeza conhecem as suas qualidades. Amizades não mudam por causa da uma fala infeliz, como a que vimos na sessão da última quinta-feira. Mas tampouco um amigo ignorará a gravidade do que foi dito. Neste momento, os verdadeiros amigos devem aconselhar o vereador a refletir e pedir desculpas pelo dito. O negócio é tentar crescer em cima do erro. Um pedido de desculpas, quando sincero, é um gesto da mais alta nobreza. É o que todos esperam neste momento. Sobre o conteúdo do pronunciamento, creio que não há muito a ser discutido e, se houver, as redes, sociais já se encarregaram fartamente disso, com os habituais exageros e incoerências. O que cumpre ressaltar é a vítima da violência doméstica jamais pode levar a culpa. A culpa da violência é do agressor. Simples assim. É sobre isso que Claudio Gottschalk precisa refletir antes de voltar à tribuna, o que deve acontecer na sessão de hoje.

PEDIDO DE DESCULPAS

No Facebook Claudio Gottschalk fez um pedido de desculpas através de um vídeo de 30 segundos publicado na manhã de sábado. A manifestação dividiu opiniões. Uns valorizaram a atitude de reconhecer o erro e outros consideraram que foi algo meramente protocolar. Colegas do PDT compartilharam o vídeo. Entre eles, o presidente municipal do partido, Jerônimo Stahl Pinto.

NOTAS DE REPÚDIO

Por outro lado, o presidente do PDT assinou uma nota reprovando o discurso do colega vereador. Segundo a nota, publicada pelo PDT de Nova Petrópolis também na manhã de sábado, o pronunciamento de Claudio “está em desacordo com a ideologia do partido”. A AMT (Associação das Mulheres Trabalhistas de Nova Petrópolis), órgão ligado ao PDT e presidido pela segunda-dama Sandra Fernandes, publicou nota repudiando a fala do correligionário na tribuna.

AÇÃO ARTICULADA

As duas notas de esclarecimento (do PDT e da AMT), bem como o vídeo de Claudio, foram publicados no Facebook praticamente ao mesmo tempo, demonstrando que foi uma ação conjunta, articulada pelo partido. PTD este que obviamente está avaliando o que fará nas eleições do ano que vem.

NA SESSÃO DE HOJE

Creio que Claudio use o mesmo lugar, a tribuna, para retirar o que disse e pedir desculpas. Também é previsível que plateia da Câmara esteja lotada por pessoas inconformadas, que, segundo Kátia Zummach, estavam se mobilizando já na sexta-feira. A vereadora inclusive quer que secretária da Saúde participe da sessão e apresente informações sobre o número de casos de violência contra mulheres em Nova Petrópolis. Claudio disse que são poucos. Mais uma situação para o PDT administrar, pois a secretária é do mesmo partido e informações preliminares recebidas por Kátia dão conta de que o município não possui dados detalhados e atualizados sobre este tipo de violência. A sessão de hoje promete.

Sair da versão mobile