Coluna Dois Irmãos
A falta dos trens e a importância das associações para as festas municipais
– Neste dia 30 de abril, poucos sabem, mas se comemora o Dia do Ferroviário. É uma profissão quase extinta (a não ser pelos metrôs e trens das grandes cidades), mas quem não teve um ancestral que trabalhava de maquinista ou construindo os trilhos de trens? Pois é, naquela época os governos eram confiáveis e investiam no transporte ferroviário, um dos mais baratos e seguros que existem. Se fosse assim, não teríamos tantas mortes na estrada.
– Por falar nisso, dias atrás em um velório, um senhor me contou a seguinte história: “Há 42 anos, eu e o fulano (falecido) pegamos nossas esposas e os filhos pequenos e fomos de carro a Porto Alegre. Deixamos o carro lá e embarcamos no trem e fomos a Santa Maria olhar o jogo do Grêmio. Era ligeirinho”. Se não me engano, ele falou que levaram quatro horas apenas!
– Outro dia, estava na Prefeitura de Sapiranga e um senhorzinho de lá contou que saía de Taquara ou Canela e ia a São Leopoldo fazer compras de trem. Do trem, não restou nem os trilhos… Imagina se hoje tivesse um trem para ir a Uruguaiana, Florianópolis, Santa Rosa, São Paulo, Rio… Que maravilha!
– Sou defensor das ferrovias, que bom se tivesse trem ligando este país de norte a sul, mas não podia perder essa: lembra que o governo Lula (ou Dilma, não lembro) prometeu trem-bala de Campinas até o Rio? O trem nem saiu do papel, nem saiu de SP, mas no Rio só chegou a bala! Aliás, quanta bala perdida…
RÁPIDAS
– Amanhã é dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. Então, parabéns a todos os trabalhadores. Frise-se: trabalhadores.
– Não poderia “esquecer” de “lembrá-los” que amanhã tem a feira e festa no Parque Romeo Wolf, promovida pela Associação de Funcionários da Herval, Prefeitura e demais entidades.
– Falando nisso, o nome não é mais Festa do Trabalhador. Agora chama-se Cultura no Parque. Então, não poderia esquecer dos tempos em que a Festa do Trabalhador virava disputa política e tínhamos uma da Prefeitura no União e uma do Sindicato dos Sapateiros no Campo 7 Amigos. Que coisa, não!
– Dia 3 de maio, às 9h, na Apae, tem o lançamento do Movimento Maio Amarelo, para conscientização para redução de acidentes de transito.
– Você sabia que a economia de Dois Irmãos ainda é alicerçada na indústria? 58% vem da indústria, 35% do comércio e apenas 7% dos serviços. Confesso que imaginava que o setor de serviços estava mais forte…
– Parabéns ao Miguel Engelmann, que viajou aos EUA para fazer aperfeiçoamento na fabricação de cerveja.
– A Mirna Bender foi a Dubai assistir os jogos do Grêmio. Deve ser muito bacana conhecer aquele lado do mundo, ainda mais para ver o time do coração…
– Finalizando com uma mensagem positiva do dia, de autor desconhecido: “Cada novo dia é uma nova chance de recomeço, então, aproveite o dia de hoje e esse recomeço e reflita sobre o caminho que trilhou nesses últimos anos. Considere onde falhou e acertou: tudo o que já viveu ajudou a moldar quem você é hoje. E é importante que reconheça suas escolhas e as aceite. Você não pode mudar o passado, mas pode – e deve – definir seu futuro”.