Coluna Dois Irmãos

A geração de emprego em Dois Irmãos: são 400 empregos novos em 2019

10/04/2019 - 11h00min

Atualizada em 10/04/2019 - 13h58min

Estava olhando os números de empregos criados em Dois Irmãos no relatório do Ministério do Trabalho em 2019. Foram 1.010 contratados em novos empregos e 612 demitidos, deixando um saldo positivo em 398. Parabéns a Dois Irmãos, parabéns a quem gera emprego! Está na hora de reconhecermos!

Ao todo, Dois Irmãos tem 11.341 empregos com carteira assinada, em 1.866 estabelecimentos, sejam comerciais, industriais ou de serviços. Já no ano de 2018, o saldo foi de 38 empregos apenas, pois geramos 4.188 e demitimos 4.150. Foi quase um ano perdido!

Fomos dar uma pesquisada de onde vieram estes quase 400 novos empregos de 2019. Com tanto prédio em construção, fomos ver na construção civil. Mas não foi, pois geramos 55 empregos e 30 foram demitidos, ou seja, saldo de apenas 25.

Aliás, você sabia que são 93 empresas/MEIs gerando emprego na área da construção civil, que tem apenas 340 pessoas trabalhando formalmente? O restante está informal ou não é de Dois Irmãos…

Já no setor industrial, são 6.723 pessoas trabalhando em 348 indústrias, e, neste ano, foram admitidos 643 e demitidos, 341. Ou seja, tivemos um aquecimento na geração de emprego na indústria. E daí vem este saldo positivo!

BUROCRACIA

Aliás, você sabia que para o Ministério do Trabalho, Dois Irmãos pertence à região chamada de Gramado e Canela? Ou seja, na área da segurança, se não me engano, o superior imediato da BM está em Sapiranga, já para a Polícia Civil a sede da Regional é São Leopoldo; para a Prefeitura, pertencemos à Associação dos Municípios do Vale do Sinos, assim como o Corede, cuja sede é na Feevale. Mas nesta questão do emprego, não estamos no Vale do Sinos, e, sim, nas Hortênsias. Enfim, é muita burocracia, mas, no frigir dos ovos, nada muda, pois do que vale isso?
Pior do que Dois Irmãos estão Morro e Lindolfo. Um é filho de Dois Irmãos, outro é filho de Ivoti, estão coladinhos aos municípios-mãe, porém, na área da segurança, pertencem ao Vale do Sinos, entretanto, no Corede e para o governo do Estado, estão na área do Paranhana, com sede em Taquara. Entretanto, os prefeitos fazem parte da associação do Vale do Sinos. Ou seja, para debates regionais, os prefeitos vão à Feevale, mas para buscar verba do Estado, tem que ir a Faccat!

PICANTES

– Por falar nisso, quem está procurando trabalho, Nutrifrango tem vaga para o setor de industrializados. Paga insalubridade e abono e oferece refeitório e transporte. Da mesma forma, o Diário tem vaga para venda terceirizada de assinaturas em Dois Irmãos.
– Parabéns ao Kelvin da Silva Penedo pelo 2° lugar no concurso de Declamação do 20° Rodeio l Artístico e Campeiro do CTG Pedro Serrano, com o poema “É bem assim lá no campo”. Da mesma forma, parabéns à prenda juvenil Diulia Henrichsen pela apresentação no concurso de Mais Prendada Prenda do mesmo rodeio. Ambos são do Portal da Serra.
– Nesta sexta, 12, tem o jantar baile com o Cordiona, o grupo do Porca Véia, na ACTG Portal. Não tem mais cartão para janta, mas ingressos para o baile estão a venda a R$ 25.
– A mensagem positiva do dia, de Baltasar Gracian: “Não tenha a má voz do difamador. Não ganhe a fama de delator ou detrator, não se faça conhecer como aquele que costuma falar mal dos outros, pois será execrado, afinal, o futriqueiro será sempre aborrecido”. Ou seja, “Não seja destes que enxergam tudo pela ótica do mal que podem causar”. Bem disse o Freud: ““Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário