Coluna Nova Petrópolis
A grande notícia do ano e a notícia que ainda falta
Espera-se que em setembro já estejam acontecendo as tão necessárias obras de abertura de uma rota alternativa à Av. 15 de Novembro. A previsão consta em um documento enviado pela Prefeitura à Câmara de Vereadores neste mês. Até onde se sabe, a abertura dessa rota alternativa não exige construções significativas, como pontes. Só vai ser necessário desapropriar algumas áreas e, nelas, abrir e pavimentar as ruas que faltam. Apesar de ser relativamente simples, essa empreitada é extremamente significativa, pois vai ser possível ir do Logradouro até o bairro Piá sem passar pela Av. 15 de Novembro. É a notícia do ano.
ALÍVIO NA AVENIDA
Mesmo que seja utilizada só por moradores, a rota alternativa servirá para aliviar e melhorar o tráfego na avenida. Vai vir à tona aquele assunto de que os comerciantes do centro serão prejudicados. Eu discordo, pois os turistas continuarão preferindo passar pelo centro. Eles não têm motivos para querer andar em ruas secundárias dos bairros. Hoje sim os comerciantes são prejudicados. A tranqueira que acontece em alguns dias e horários faz o turista querer ir embora o mais rápido possível. E, numa próxima vez, usar um caminho melhor.
RÓTULAS
Tirar o trânsito doméstico do centro seria um primeiro passo para se melhorar a mobilidade da avenida. O outro é resolver o problema das rótulas. Tem quem defenda a volta dos semáforos. Não sei se é o caso. A rótula é uma invenção inteligente, que dá a oportunidade para que os motoristas se entendam entre si. O semáforo é o contrário, um sistema de luzes coloridas substituindo o entendimento entre os motoristas. O problema das nossas rótulas são aqueles afunilamentos, que só servem para causar tranqueira e acabam sendo ignorados por muitos motoristas de fora, aumentando o risco de colisões. Às vezes uma quadra inteira da avenida fica parada porque lá na frente as duas pistas se transformam numa só. Não tem o menor cabimento!
RÓTULAS II
Fui pesquisar e achei as entrevistas que o Diário fez com os três candidatos e vices antes da eleição de 2016. Os três falaram em melhorar as rótulas. Usaram praticamente as mesmas palavras. Lelo e Charles falaram na possibilidade de se colocar sinaleiras de “onda verde”. É uma ideia. Mas precisa sair do papel.
RÓTULAS III
Nesse item, eu acrescentaria a necessidade de diminuir a altura dos canteiros das rótulas. Com a altura atual não é possível ver as luzes do carro que vem na direção contrária. Se esse carro do sentido oposto ligar a seta para dobrar a esquerda na rótula, a sinalização só pode ser vista quando ele começar a dobrar. Pode ser tarde demais, lembrando que na rótula não existe preferencial. A preferência é de quem já está na rótula e não de quem está na avenida.