Colunistas
A greve dos caminhoneiros está causando o maior caos nacional da história
Ontem completou uma semana que milhares de profissionais do transporte pararam o Brasil. Sim, muitos voltaram para as ruas com a ação da segurança nacional, mas muitos ainda estão parados e não se sabe quando voltam a rodar.
TEMOS QUE APOIAR
Em se falar de greve, cada um tem sua opinião. Vemos quase que anualmente greve dos professores, dos funcionários dos Correios, e assim por diante. No caso desta, dos caminhoneiros, temos que apoiar, sim, porque eles lutam por um preço mais justo no óleo diesel e por outras reivindicações. A gente vive num país onde os governantes só pensam em novas leis onde eles podem faturar mais. Sim, quem não se lembra do kit primeiros socorros? Muito motorista foi multado porque nem tinha mais o produto no mercado e depois a lei caiu fora. Assim foi com a lei do extintor de incêndio, onde estabelecimentos fizeram alto estoque e a lei caiu fora. O país precisa, sim, é de governantes que administram pensando no futuro e na população. Cá para mim: não é o que temos em Brasília.
EXEMPLO
Os caminhoneiros conseguiram, mesmo que pouco, com o protesto. A queda do preço do óleo diesel, mesmo que pouco, já é um início. Mas é preciso mais. O benefício é para nós consumidores também. É que o frete está incluso em todas as mercadorias que consumimos. Claro, aí depende das empresas repassarem esta economia. Mesmo que seja pouca, para o consumidor este repasse também é importante. Claro, precisamos ver o que o falido Governo Temer fará. Pela incompetência dele é bem provável que corta a favor dos caminhoneiros e repassa de alguma forma aos consumidores.
OUTRO MUNDO
Aliás, nosso presidente vive em outro mundo. O país parando por causa da greve, terminando os combustíveis, os alimentos nos mercados desaparecendo nas prateleiras, enfim, tudo o que vemos no dia a dia desde o início da paralisação, e ele viajando pelo país para entregar veículos para instituições. Gente, não dá para acreditar que estamos nas mãos de uma pessoa tão despreparada. Não é a toa que somos vistos como um país onde os “larápios” fazem o que bem entendem.
FALTOU COORDENAÇÃO
Sou, sim, a favor da greve, mas acho que há serviços que não podem ser prejudicados. Não podemos aceitar algumas coisas que ocorreram. Como, por exemplo, material necessário aos hospitais. Gente, teve paciente parado em barreira que estava se deslocando para fazer hemodiálise. Pode isso? Outra coisa. A paralisação não pode prejudicar o andamento das aulas. Nossos filhos, os estudantes, não têm culpa e não podem ser prejudicados. Faltou uma coordenação nacional. Acho que os caminhoneiros deveriam criar um sindicato estadual e outro nacional que lute por melhores condições de trabalho. Com certeza, coordenados, conseguiriam melhores condições de trabalho e maior faturamento.
E POR AQUI?
Até ontem de manhã a informação era de que as aulas estavam garantidas somente até hoje quando a Prefeitura irá fazer uma avaliação. Se o abastecimento de combustível não voltar ao normal as aulas serão suspensas. Vamos aguardar e torcer para que nossos filhos não sejam prejudicados em seu ano letivo.