Coluna Nova Petrópolis

A ideia do termo de cooperação para resolver o problema das roçadas

12/12/2019 - 10h41min

COOPERAÇÃO 1

Eu acho o cúmulo quando os vereadores ficam discutindo durante algumas semanas e só então votam um pedido de uma roçada. Já falei muito sobre isso. Se um vereador acha uma roçada necessária, evidente que ele a quer para amanhã e não para daqui duas semanas. Uma situação bem diferente acontece com um pedido como o apresentado pelo vereador Nei Schneider (PSDB) e já aprovado pela Casa. Por meio desta indicação, Nei propõe que Daer e Prefeitura façam um termo de cooperação para viabilizar as roçadas nas laterais da estrada da Linha Temerária (VRS-827) e da rua Silvestre Zimmermann, que vai para o Tirol. De acordo com o vereador, o governo do Estado e do Daer já sinalizaram positivamente.

COOPERAÇÃO 2

A cooperação proposta por Nei e também já abordada aqui na coluna é a melhor alternativa para a deficiência nos serviços de roçada em estradas estaduais e até na BR-116. A Prefeitura deveria tentar estabelecer a cooperação não só com o Daer, mas também com a EGR e o Dnit.

SINALIZAÇÃO

Em sua indicação, Nei também observa de forma muito pertinente que há outro problema que persiste na estrada da Linha Temerária. Depois das obras que a tiraram da condição de “pior estrada do mundo”, ficou faltando a sinalização. Na frente da Escola Pedro Beck Filho, por exemplo, há um quebra-molas que não está sinalizado. A existência dele já é discutível. Mas vá lá… Ali tem uma escola e o excesso de velocidade é uma realidade. Agora deixar um quebra-molas sem sinalização também é perigoso! Como consequência disso, um veículo pode acabar perdendo o controle e… tem uma escola perto.

NA LINHA BRASIL

Na Linha Imperial as roçadas nas laterais da ERS-235 já estão acontecendo. Agora quem está na expectativa é o pessoal da Linha Brasil. Ontem fiquei sabendo do caso de uma mulher que mora e trabalha na localidade. Ela tinha o hábito de ir trabalhar de bicicleta, mas parou por causa do matagal que tomou conta das laterais da estrada. Que vergonha, hein Sr. Urbano Schmitt!

SEM DIVISAS

Chegou uma resposta da Prefeitura para a Câmara de Vereadores dizendo que não existem divisas oficiais entre Linha Temerária e São José do Caí. Isso porque são localidades e não distritos. A respeito disso, cabem duas observações: se essa demarcação fosse necessária para a cobrança de algum imposto, pode ter certeza que já estaria feita há muito tempo. Nada é mais eficiente do que a cobrança de impostos. E também, agora que a questão da falta de divisas foi levantada, os vereadores precisam assumir a responsabilidade de propor as soluções que se fazem necessárias. Provavelmente a situação se repete em mais localidades.

POLKA DO FLÁVIO BIGODÓN

Hoje a Banda Exemplo começa a divulgação do clipe da música “Polka do Flávio Bigodón”. Vamos todos ficar ligados nas redes sociais! O clipe foi gravado recentemente no Pinhal Alto, com a participação de moradores. Tem algumas cenas que vale a pena conferir. Além da novidade musical, é claro.

NATAL DA TENDA

No próximo dia 21, sábado de tarde, às 16h, acontecerá o tradicional evento de Natal da Tenda de Ogun Xoroke. Haverá distribuição de brinquedos e pacotinhos às crianças da comunidade. O endereço é rua Wenzel Schwantes, 40, Na Vila Germânia.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário